Notícias Recentes

Arquivo

Envia-nos Notícias

Painel Informativo

Páginas +++

Agrupamento Vertical de Cinfães

Projecto Comenius

Sítio dos Miúdos

Wikipédia

Glosk

Pesquisa

Google: O maior motor de busca da net...

IMDb: Tudo sobre Cinema

  Acessórios

Calculadora

Calendário

Rss feed

 

domingo, junho 08, 2008

Suiça



A Suíça (oficialmente Confederação Helvética) é um pequeno Estado confederal localizado no centro da Europa. Possui uma área de 41 300 km², dos quais 1 289 são cobertos por lagos. O país faz fronteira a Norte com a Alemanha, a Leste com a Áustria e o Liechtenstein, a Sul com a Itália e a Oeste com a França. A Suíça conta com 7 427 000 habitantes resultando numa densidade populacional de 176 habitantes por quilómetro quadrado. A capital administrativa é Berna. Outras cidades importantes são Zurique, Genebra, Lausana e Basileia.


A Suíça é uma das economias mais ricas do mundo e é sede de inúmeros bancos privados e de organizações internacionais. A sua história é marcada pela sua neutralidade política perante as outras nações e representa um marco de liberdade e de democracia para o mundo inteiro. A cultura do país é sobretudo marcada pela diversidade linguística.


Regiões e densidade



A Suíça é um país localizado no centro da Europa. De uma maneira geral, pode dividir-se a Suíça em três regiões geográficas: os Alpes, o planalto e o Jura. O Sul e o centro-Sul da Suíça são dominados pela cadeia montanhosa alpina enquanto o restante é uma área plana exceptuando-se uma faixa ao longo da região Noroeste que é dominada pelo Jura. A densidade populacional da Suíça é elevada: 170 habitantes por quilómetro quadrado. Porém é na área central que se concentra a maior parte da população cuja densidade chega aos 500 habitantes por quilómetro quadrado.


Natureza


Dada a grande diferença de altitudes, que variam dos 195 metros até mais de 4000 metros, a Suíça apresenta uma grande diversidade climática e dos respectiva fauna e flora. Na zona Sul, nomeadamente no cantão de Ticino, pode verificar-se um clima mediterrânico, enquanto que no topo das montanhas está sempre presente uma camada de neve. A grande discrepância de altitudes também permite constatar uma diversidade nos minerais. Nos cantões mais a Sul (Valais e Ticino) podem-se encontrar eucaliptos e pinheiros. O tempo temperado permite a evolução de muitas plantas e também de zonas vinhateiras, entre outras espécies. À medida que aumenta a altitude, a densidade da vegetação diminui, pois o ar torna-se mais frio, dificultando a evolução de espécies. Os glaciares formam a paisagem a elevadas altitudes. A Suíça é um dos países com mais glaciares por área.

Clima



O clima na Suíça é temperado apresentando uma grande amplitude entre verões amenos e Invernos rigorosos. Abaixo da cordilheira dos Alpes, o tempo é mais quente do que no Norte. Em termos climáticos pode-se dividir a Suíça em quatro regiões: extremo Sul, os Alpes, o maciço central e o Jura. As temperatura variam entre temperaturas negativas nas zonas montanhosas e no Inverno e temperaturas amenas durante o Verão pois na época do Estio, o país é enfrentado por um anticiclone enquanto que no Inverno, existe uma frente fria proveniente da Sibéria causando abruptas quedas na temperatura, sobretudo de noite.


Economia

A Suíça possui uma economia estável e em ascensão com um PIB per capita superior a muitas outras nações europeias. A espinha-dorsal da economia do país baseia-se nos seguintes sectores:
- Exportação de material de precisão como motores,
jactos e relógios;
- Químicos e produtos
farmacêuticos;
- Serviços de seguros internacionais
- Turismo;
- Exportação de
energia eléctrica;
- Produtos lácteos como o
queijo e o chocolate.
A localização geográfica, a estabilidade política e económica, as infra-estruturas bem conservadas, a educação superior e os impostos relativamente moderados proporcionam à Suíça uma economia próspera tornando o país um lugar de sede de organizações internacionais e multinacionais conhecidas em todo o mundo como a
Nestlé, a Novartis, a Swatch, entre muitas outras.
Os principais parceiros e importadores dos produtos suíços são a
Alemanha, França, Itália seguindo-se os Estados Unidos, o Reino Unido e o Japão. 80% das trocas económicas são feitas com a União Europeia. O poder de compra é alto, apesar do custo de vida o ser também.

Recursos

Apenas 4% da população trabalha na agricultura e a cada dia, um ou dois agricultores deixam a actividade. A Suíça tem apenas 10% do território ideal para a produção agrícola. A maior parte dos produtos internos são as
batatas, o milho, as saladas, as maçãs, os tomates, os morangos entre outros. O vinho também faz parte da agricultura sobretudo na zona francesa (Valais, Vaud, Neuchâtel e Fribourg).
A água é obtida directamente dos
glaciares e das fontes espalhadas nas mais diversas estâncias de elevada altitude e apresenta óptima qualidade. Cerca de 40% da electricidade é obtida através de centrais nucleares e de grandes barragens localizadas nos Alpes enquanto que o restante é importado de outros países durante os períodos de alto consumo (Inverno e noite). No verão, a Suíça exporta energia para os seus vizinhos evitando desperdícios.

 

 
 

Última actualização do template: Sexta-Feira, 22 Maio 2009 - 14:32:46 PM

Todos os direitos reservados  © Agrupamento Vertical de Cinfães