No âmbito do Plano Anual de Actividades do Centro de Recursos TIC para a Educação Especial, realizou-se a "Oficina do Brinquedo Adaptado" no dia 5 de Maio, nas instalações da EB2,3 do Agrupamento Vertical de Escolas de Cinfães.
Esta iniciativa contou com a presença do Centro de Paralisia Cerebral de Coimbra, cujos formadores dinamizaram a acção que teve como público alvo os professores da Educação Especial, terapeutas da Equipa técnica de apoio às Unidades de Multideficiência da área geográfica de abrangência deste Agrupamento e da Equipa de Terapeutas do Tâmega e docentes da Educação Especial do Agrupamento de Souselo.
Objectivos
Através desta oficina proporcionar informação / formação sobre processos de adaptação de brinquedos e construção de switches.
Contribuir para o aperfeiçoamento, enriquecimento e actualização da intervenção dos profissionais e da família que desenvolvem a sua actividade com crianças e jovens com necessidades especiais.
A manipulação destes brinquedos poderá servir como facilitador no futuro acesso ao computador.
- O que são Brinquedos Adaptados?
Os brinquedos adaptados estão preparados para serem accionados usando um manípulo ou outro método de interacção indirecta.Dependendo do brinquedo e da adaptação poderão apresentar uma ou várias entradas para ligação de manípulos e alimentação por transformador (para evitar a substituíção constante das pilhas).
À partida qualquer brinquedo eléctrico/electrónico pode ser adaptado.
- Porque é necessária a adaptação ?
Nem sempre a criança tem capacidade para utilizar os botões ou interruptores que o brinquedo já tem sendo necessário recorrer a métodos alternativos de accionamento.Por outro lado, a utilização de um manípulo permite manter o brinquedo dentro do campo de visão da criança independentemente da forma, ou membro, usado para o activar.