Notícias Recentes

Arquivo

Envia-nos Notícias

Painel Informativo

Páginas +++

Agrupamento Vertical de Cinfães

Projecto Comenius

Sítio dos Miúdos

Wikipédia

Glosk

Pesquisa

Google: O maior motor de busca da net...

IMDb: Tudo sobre Cinema

  Acessórios

Calculadora

Calendário

Rss feed

 

quinta-feira, maio 08, 2008

OFICINA DO BRINQUEDO ADAPTADO





No âmbito do Plano Anual de Actividades do Centro de Recursos TIC para a Educação Especial, realizou-se a "Oficina do Brinquedo Adaptado" no dia 5 de Maio, nas instalações da EB2,3 do Agrupamento Vertical de Escolas de Cinfães.


Esta iniciativa contou com a presença do Centro de Paralisia Cerebral de Coimbra, cujos formadores dinamizaram a acção que teve como público alvo os professores da Educação Especial, terapeutas da Equipa técnica de apoio às Unidades de Multideficiência da área geográfica de abrangência deste Agrupamento e da Equipa de Terapeutas do Tâmega e docentes da Educação Especial do Agrupamento de Souselo.

Objectivos


Através desta oficina proporcionar informação / formação sobre processos de adaptação de brinquedos e construção de switches.

Contribuir para o aperfeiçoamento, enriquecimento e actualização da intervenção dos profissionais e da família que desenvolvem a sua actividade com crianças e jovens com necessidades especiais.

A manipulação destes brinquedos poderá servir como facilitador no futuro acesso ao computador.

  • O que são Brinquedos Adaptados?
Os brinquedos adaptados estão preparados para serem accionados usando um manípulo ou outro método de interacção indirecta.Dependendo do brinquedo e da adaptação poderão apresentar uma ou várias entradas para ligação de manípulos e alimentação por transformador (para evitar a substituíção constante das pilhas).


À partida qualquer brinquedo eléctrico/electrónico pode ser adaptado.

  • Porque é necessária a adaptação ?

Nem sempre a criança tem capacidade para utilizar os botões ou interruptores que o brinquedo já tem sendo necessário recorrer a métodos alternativos de accionamento.Por outro lado, a utilização de um manípulo permite manter o brinquedo dentro do campo de visão da criança independentemente da forma, ou membro, usado para o activar.


 

 
 

Última actualização do template: Sexta-Feira, 22 Maio 2009 - 14:32:46 PM

Todos os direitos reservados  © Agrupamento Vertical de Cinfães