TECNOLOGIAS DE APOIO - O QUE SÃO?Tecnologias de apoio, também denominadas de Adaptativas ou Ajudas Técnicas são recursos e serviços que visam facilitar o desenvolvimento da actividade da vida diária por pessoas com deficiência ou com Necessidades Especiais.
“Definem-se tecnologias de apoio como qualquer produto (incluindo dispositivos, equipamento, instrumentos, tecnologia e software) especialmente produzido e disponível, para prevenir, compensar, monitorizar, aliviar ou neutralizar qualquer impedimento, limitação da actividade e restrição na participação” (ISO 9999/2007)
A quem se destinam as ajudas técnicas/ tecnologias de apoio?Destinam-se a todas as pessoas com deficiências ou incapacidade, permanente ou temporária.
PARA QUE SERVEM?
Servem para proporcionar à pessoa com deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação da comunicação, mobilidade, controlo do ambiente, trabalho e integração com a família, amigos e sociedade.
O uso activo das novas tecnologias permite a criação de um sem número de ajudas técnicas capazes de proporcionarem uma substancial melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, actividades essas que podem ser desenvolvidas em 4 áreas principais: a mobilidade, a comunicação, orientação e manipulação; neste sentido poderemos aumentar a eficiência dos nossos alunos no desempenho das tarefas académicas ou do dia a dia.
Existem tecnologias de apoio para auxiliar na locomoção, no acesso à informação e na comunicação, no controlo do ambiente, e em diversas actividades do quotidiano, como o estudo, o trabalho e o lazer, com o objectivo de aumentar as capacidades funcionais e, assim, promover a autonomia e a independência de quem as utiliza.
Os sistemas de Acesso ao Computador incluem sistemas informáticos integrados de que fazem parte uma gama de periféricos, programas especiais e sistemas de emulação de teclado e do rato, para o acesso alternativo ao software standartizado existente no mercado. Estes periféricos e respectivo software permitem a utilização do computador por pessoas com disfunção neuromotora grave.
Desta forma qualquer pessoa independentemente da sua incapacidade poderá escrever, desenhar, comunicar, jogar ou até mesmo ter acesso à procura de informação e de consulta através de sistemas de navegação na internet e comunicação à distância.
E-mail do Centro de Recursos: edespecial.cinfaes@gmail.com
Visite a nossa página do Centro de Recursos: http://crticcinfaes.com.sapo.pt
Fernanda Gouveia (Centro de Recursos)