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terça-feira, junho 17, 2008

Centro de Recursos Tic para a Educação Especial



Centro de Recursos Tic para a Educação Especial




CANÇÃO ADAPTADA - "O Porquinho foi à horta"

(Exemplo de utilização de quadro de comunicação elaborado no Boardmaker)



A utilização de canções infantis adaptadas é uma boa estratégia na implementação de um programa Aumentativo / Alternativo de comunicação. Pode utilizar-se uma canção para descrever objectos, para comentar acções, para dar ordens, para pedir e para codificar uma variedade de funções linguísticas diferentes. O vocabulário, apoiado por mímica, fala ou símbolos, pode ser introduzido ou praticado através de uma canção. Esta constitui um estímulo à participação activa em jogos de grupo e à imitação, promovendo a integração.
Musselwhite (1985), sugere que se utilize a música em conjunto com a mímica, os símbolos e o jogo adaptado. A adaptação de canções infantis com símbolos com o objectivo de introduzir vocabulário específico ou trabalhar conceitos deve constar de qualquer programa básico de intervenção para implementar programas Aumentativos/Alternativos de Comunicação.
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Estes quadros podem ser utilizados pelas crianças, através de apontar símbolos, ou podem ser aplicadas em dispositivos de comunicação com saída de voz digitalizada, em que a criança ajuda a contar a história ou conta sozinha (conforme o nível a que se encontra) recorrendo a selecção directa ou por varrimento de símbolos.

Todos estes programas visam a autonomia da criança com deficiência motora severa. Têm de ser implementados fazendo uso de estratégias relacionadas com a motivação da criança dentro de um contexto natural. Ao permitir à criança participar activa e independentemente das actividades da sala de aula, sejam elas quais forem, está-se a promover o conceito de auto-confiança e de auto-estima tão importantes no seu processo de desenvolvimento.
Sabendo que “É CAPAZ” a criança sente-se ALTAMENTE MOTIVADA a participar e a aprender técnicas que lhe vão permitir desenvolver outras capacidades, noutras áreas do seu desenvolvimento.






Fernanda Gouveia
Catarina Camelo
CRTIC


 

 
 

Última actualização do template: Sexta-Feira, 22 Maio 2009 - 14:32:46 PM

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