Notícias Recentes

Arquivo

Envia-nos Notícias

Painel Informativo

Páginas +++

Agrupamento Vertical de Cinfães

Projecto Comenius

Sítio dos Miúdos

Wikipédia

Glosk

Pesquisa

Google: O maior motor de busca da net...

IMDb: Tudo sobre Cinema

  Acessórios

Calculadora

Calendário

Rss feed

 

quarta-feira, dezembro 12, 2007

SUDÃO

SUDÃO



O Sudão está situado no norte do continente africano, englobando uma área total de 2.505.810 km², sendo desta forma o maior país africano e o décimo a nível mundial. Faz fronteira com a República Centro-Africana, o Chade, a República Democrática do Congo, o Egipto, a Eritreia, a Etiópia, o Quénia, a Líbia, o Uganda e o Mar Vermelho.
Os desertos da Núbia e da Líbia e o clima árido predominam no norte, enquanto que no sul são as savanas e florestas tropicais que tomam conta da paisagem. O Nilo é o principal rio do país, e é fonte de energia eléctrica e de irrigação para as plantações de algodão, principal produto de exportação. A maioria da população vive da agricultura de subsistência e da pecuária.
Desde 1999, começou a exportar petróleo: a produção crescente desde produto (actualmente 520.000 barris por dia) deu um novo alento à economia sudanesa. Além de petróleo, o seu subsolo é muito rico: gás natural, ouro, prata, crómio, manganês, zinco, ferro, chumbo, urânio, cobre, cobalto, granito e níquel.

Apesar do crescimento económico recente provocado pela produção petrolífera, a agricultura continua a ser o sector económico mais importante do Sudão, empregando 80% da força de trabalho e contribuindo com 39% do PIB. Todavia, a população vive abaixo do limiar da pobreza principalmente por causa da guerra civil e do clima árido.
O censo de 1993 informava que a população era de 25 milhões de habitantes. Desde então não foi realizado nenhum censo fiável devido à guerra civil, mas estimativas da ONU em 2006 indicavam que a população já atingia os 37 milhões. A área metropolitana de Cartum (incluindo os distritos de Cartum, Cartum Bahri e Omdurman) está a crescer rapidamente, 5 a 7 milhões de habitantes, incluindo os 2 milhões de desalojados devido à guerra e à seca.
O Sudão é predominantemente muçulmano, aproximadamente 75% da população está ligada ao Islão, enquanto que 5% da população é cristã ( radicada sobretudo no sul do país).
Contudo, este país é conhecido pela dramática situação vivida no Darfur - "terra dos fur", em árabe - uma região do noroeste sudanês, na fronteira com a Líbia, o Chade e República Centro-Africana. O Darfur inclui três estados federais sudaneses: Darfur Ocidental, Darfur do Sul e Darfur do Norte. Esta área totaliza uma população de 5 a 6 milhões de habitantes, divididas por três etnias: os fur, que emprestam o nome à região, os masalit e os zaghawa, ou muçulmanos.
A região é palco de um conflito decorrente de disputas entre as populações árabe e não-árabe, na franja sul do deserto do Sara. Os não-árabes, separatistas, são alvos de uma acção de extermínio empreendida por milícias árabes, que são acusadas de receber apoio do governo sudanês. O conflito já fez mais de 200 mil mortos e cerca de 2 milhões de refugiados "em quatro anos de inércia diplomática". .

 

 
 

Última actualização do template: Sexta-Feira, 22 Maio 2009 - 14:32:46 PM

Todos os direitos reservados  © Agrupamento Vertical de Cinfães