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terça-feira, novembro 06, 2007

Áreas de Intervenção dos Serviços de Psicologia

- Áreas de Intervenção –

APOIO PSICOLÓGICO E PSICO-PEDAGÓGICO
As actividades desenvolvidas são dirigidas a alunos que apresentam problemáticas relacionadas com o desenvolvimento pessoal, dificuldades de aprendizagem e de realização escolar, dificuldades de relacionamento interpessoal e problemas de comportamento. Consistem na observação, orientação e apoio aos Alunos, promovendo a cooperação de Professores, Pais/Encarregados de Educação, em articulação com os recursos da Comunidade. As actividades podem assumir um carácter remediativo ou preventivo-desenvolvimental.


Actividades mais frequentes:
Consulta psicológica individual;
Avaliação de Alunos com necessidades educativas especiais, elaboração dos seus Planos Educativos e estudo das estratégias de ensino/aprendizagem mais adequadas a cada situação, em colaboração com o Núcleo de Apoios Educativos;
Colaboração com os Professores, prestando apoio psico-pedagógico às actividades educativas;
Dinamização de programas, ao nível individual ou de grupo, de desenvolvimento de competências de estudo;
Apoio à identificação e análise das causas do insucesso escolar, bem como sugerir medidas adequadas ao seu combate e prevenção;
Encaminhamentos para outros Serviços especializados.

APOIO AO DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA DE RELAÇÕES DA COMUNIDADE EDUCATIVA
Num contexto interactivo por excelência, como é a Escola, não existem causas únicas explicativas dos problemas. Daí, que uma parte da intervenção do psicólogo tenha que passar, necessariamente, pelo trabalho em equipa, através de estratégias articuladas com os vários intervenientes da Comunidade Educativa.

Actividades mais frequentes:
Colaborar com os Órgãos de Gestão e Direcção da Escola;
Colaborar com os Directores de Turma e Professores;
Colaborar em actividades de prevenção que combatam a fuga à escolaridade obrigatória, o abandono escolar precoce e o absentismo sistemático;
Colaborar e estabelecer parcerias com os diversos Projectos, Núcleos e Clubes da Escola;
Articular a sua acção com outros Serviços da Comunidade (Saúde, Segurança Social, Reinserção Social, Instituto de Emprego e Formação Profissional e outros), de modo a contribuir para um correcto diagnóstico e planeamento de medidas mais adequadas;
Participar em experiências pedagógicas;
Dinamizar Acções junto de Professores, Pais/Encarregados de Educação e Auxiliares de Acção Educativa, relacionadas com problemáticas ligadas à adolescência, desenvolvimento de competências de estudo, relacionamento interpessoal, trabalho cooperativo e outras intervenções, diagnosticadas como necessárias;
Perspectivar protocolos e parcerias formais/informais com outros Serviços Especializados da Comunidade, com vista à resolução cooperativa dos problemas, à implementação de um trabalho em rede e ao encaminhamento de Alunos, cujas problemáticas ultrapassem o âmbito de intervenção destes Serviços.

ORIENTAÇÃO ESCOLAR E PROFISSIONAL
Tem como objectivo apoiar os Alunos no processo de desenvolvimento da sua identidade pessoal e do seu projecto de vida, promovendo o auto-conhecimento ao nível de características pessoais, valores, interesses e capacidades e a informação sobre os diferentes percursos formativos, bem como os vários referenciais de emprego e profissões.

Actividades mais frequentes:
Planear e desenvolver programas de orientação escolar e profissional (individualmente ou em grupo), ao longo do ano lectivo, de apoio individual/grupal, relativamente aos processos de escolha e decisão vocacional;
Realizar acções de informação escolar e profissional;
Colaborar com outros Serviços na organização de programas de informação escolar e profissional;
Desenvolver acções de informação e sensibilização para Pais/Encarregados de Educação e da Comunidade em geral, no que respeita à problemática da escolha e das opções escolares e profissionais.


O Serviço de Psicologia e Orientação

 

 
 

Última actualização do template: Sexta-Feira, 22 Maio 2009 - 14:32:46 PM

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