RÚSSIA
Maior país do mundo com 17.075.000 KM2, o país tem estende-se do Mar Báltico ao Oceano Pacifico, do Oceano Artico á China; fazendo fronteira com os seguintes países: Finlândia, Estónia, Letónia, Lituânia, Bielorússia, Ucrânia, Geórgia, Azerbaijão, Turquia, Cazaquistão Mongólia e China. Faz parte ainda do território russo, além da porção metropolitana continental, o exclave de Kaliningrado - na zona do mar Báltico - e uma série de ilhas e arquipélagos árcticos, incluindo também várias ilhas e arquipélagos no Extremo Oriente.
Com uma população de 142 milhões de habitantes, o país tem a oitava maior população do mundo, apresentando uma baixa densidade populacional. Concentra-se, maioritariamente nas áreas urbanas, sendo Moscovo – a capital e a maior metrópole europeia, com mais de 10 milhões de habitantes– e São Petersburgo Vladivostok, Rostov, Novosibirsk, as maiores cidades.
A Rússia domina quase metade da Europa e um terço da Ásia. Este factor faz com a Rússia possua vários climas diferentes: ártico, subártico, temperado e subtropical. Na zona central da Rússia encontram-se as florestas mais claras, mistas, dominadas por bétulas, álamos, carvalhos. As florestas das zonas centrais estão divididas por estepes. A maior parte de estepes é lavrada e semeada por trigo, centeio, milho, girassóis etc.
O relevo é variado: dominam planícies e vales em 3/4 do território. As planícies do Leste-Europeu e da Oeste-Siberiana, divididas pelos montes Urais, são as maiores do planeta. O ponto mais elevado é o monte Elbrus, com uma altitude de 5642 metros.
A Rússia é uma Democracia Federal: os três poderes do Estado - Legislativo, Executivo e Judicial são independentes uns dos outros. As decisões políticas são tomadas na assembleia federal russa que é constituída por duas câmaras - a Duma e o Conselho Federal.
Pertence ao selecto clube do G8 (oito mais industrializados países do mundo) e tem assento permanente no Conselho de Segurança da ONU.
A Rússia é o segundo maior produtor mundial de petróleo (9,6milhões de barris diários) e gás natural mundial – 500 biliões de m3, representando 25% do consumo da União Europeia.
Este país a par dos E.U.A., tem um dos maiores arsenais de armas nucleares planetários