Notícias Recentes

Arquivo

Envia-nos Notícias

Painel Informativo

Páginas +++

Agrupamento Vertical de Cinfães

Projecto Comenius

Sítio dos Miúdos

Wikipédia

Glosk

Pesquisa

Google: O maior motor de busca da net...

IMDb: Tudo sobre Cinema

  Acessórios

Calculadora

Calendário

Rss feed

 

domingo, janeiro 13, 2008

Cheias em Moçambique



A organização não-governamental Oikos - que está a assistir populações afectadas pelas cheias em Moçambique - estima que 35 mil pessoas foram desalojadas e, só no vale do rio Zambeze, poderá ascender a 285 mil o número total de afectados.
«Às dificuldades de apoio a estas 6500 famílias, acrescem perdas que se estimam já em 31.000 hectares de colheitas, bem como dos alimentos armazenados para o seu sustento», afirma Claire Fallender, coordenadora geral da ONG portuguesa em Moçambique, em comunicado hoje divulgado.

Duas semanas depois de dado o alerta de cheias no centro de Moçambique, mais de 35 mil pessoas já foram transferidas para centros de acolhimento, sem acesso a alimentação nem água potável. «Se a situação continuar a agravar-se, cerca de 285 mil pessoas serão afectadas pela subida do rio Zambeze», afirma Caire Fallender.
Entre as principais necessidades identificadas está o acesso o acesso a água potável. «Com as inundações, os danos e a contaminação dos poços e fontes de água conduzirão a fortes problemas de epidemias e saneamento ambiental», afirma a ONG.



Além disso, alerta a Oikos (que tem neste momento uma equipa de 17 técnicos na zona afectada.), à «falta de acesso aos alimentos no momento», junta-se o facto de «as famílias perderem também o que tinham armazenado, bem como os seus campos de cultivo».
As principais medidas em prática são a construção de poços de água, canais de drenagem e poços manuais, instalação de bombas de água a pedal, distribuição de materiais agrícolas, controlo de erosão das zonas afectadas pelas inundações e prevenção de riscos de desastres naturais em escolas.
Actualmente, a Oikos assiste mais de 49 mil pessoas em Moçambique, num total de 11.676 famílias.
As autoridades moçambicanas activaram 13 centros de acomodação em quatro províncias, onde estão temporariamente alojadas cerca de 7.500 famílias, das 41 mil pessoas afectadas pelas cheias que assolam o país.



Segundo dados oficiais, as cheias no centro de Moçambique – país fustigado por fortes chuvas desde Dezembro - provocaram até ao momento seis mortos e 41 mil deslocados e destruíram 17.800 hectares de culturas.

FONTE: SIC ONLINE (adaptado)

 

 
 

Última actualização do template: Sexta-Feira, 22 Maio 2009 - 14:32:46 PM

Todos os direitos reservados  © Agrupamento Vertical de Cinfães