Notícias Recentes

Arquivo

Envia-nos Notícias

Painel Informativo

Páginas +++

Agrupamento Vertical de Cinfães

Projecto Comenius

Sítio dos Miúdos

Wikipédia

Glosk

Pesquisa

Google: O maior motor de busca da net...

IMDb: Tudo sobre Cinema

  Acessórios

Calculadora

Calendário

Rss feed

 

segunda-feira, março 17, 2008

Espanha



A Espanha – com uma superfície total de 504.782 km² - é um país da Europa mediterrânica localizado na Península Ibérica. Tem a norte o golfo da Biscaia, a França e Andorra, a leste e a sul o mar Mediterrâneo, a sul o território britânico de Gibraltar, a oeste Portugal e a sul e oeste o Oceano Atlântico. Além da porção ibérica, a Espanha possui também os arquipélagos das Baleares no Mediterrâneo e das Canárias no Atlântico e as cidades de Ceuta e Melilla (além de várias ilhotas e rochedos junto à costa africana), e o enclave de Llívia, rodeado por França. O país está dividido em comunidades autónomas. Algumas destas comunidades, como a Galiza, o Paí Basco e a Catalunha , têm línguas próprias.
As maiores cidades do país são Madrid (3 milhões de habitantes e 10% da riqueza do país) e Barcelona (1.600.000 habitantes). A Espanha – com uma superfície total de 504.782
km² - é um país da Europa mediterrânica localizado na Península Ibérica. Tem a norte o golfo da Biscaia, a França e Andorra, a leste e a sul o mar Mediterrâneo, a sul o território britânico de Gibraltar, a oeste Portugal e a sul e oeste o Oceano Atlântico. Além da porção ibérica, a Espanha possui também os arquipélagos das Baleares no Mediterrâneo e das Canárias no Atlântico e as cidades de Ceuta e Melilla (além de várias ilhotas e rochedos junto à costa africana), e o enclave de Llívia, rodeado por França. O país está dividido em comunidades autónomas. Algumas destas comunidades, como a Galiza, o País Basco e a Catalunha , têm línguas próprias.
As maiores cidades do país são Madrid (3 milhões de habitantes e 10% da riqueza do país) e Barcelona (1.600.000 habitantes).

Mais da metade do país é constituída por planaltos, designadamente na Meseta Central, - com uma altitude média de 600 m, - dividida entre Castela Velha e Castela Nova, pelos serras de Gredos e Guadarrama. A norte destacam-se os montes Cantábricos, os montes Ibéricos a Este e a serra Morena a Sul. A planície do Ebro, a Norte, separa este conjunto da cadeia dos Pirinéus ( com uma altitude máxima de 3.404 metros no pico de Aneto) que delimita a fronteira com Espanha.
A sul, as planícies do Guadalquivir, que se abrem para o Atlântico, separam a Meseta das cadeias alpinas da Cordilheira Bética (3.478 metros na Serra Nevada). Estreitas faixas costeiras (Valência, Múrcia, Alicante) orlam o litoral mediterrânico.
Todo o Noroeste sofre a influência do Oceano Atlântico e daí registar um clima marítimo, enquanto o resto do país é influenciado pelo mar mediterrânico; no interior o afastamento do mar e a altitude provocam uma forte continentalidade que se traduz em verões quentes e invernos rigorosos.
Os principais rios são:
Tejo , Ebro, Douro , Guadiana, Guadalquivir e Minho .
A Espanha é uma
monarquia constitucional hereditária desde 1975 quando o Rei Juan Carlos I assumiu a Chefia do Estado. O poder executivo é assegurado por um conselho de ministros, em que o presidente do Governo é nomeado pelo monarca , depois de eleito pela Assembleia Nacional, na sequência de eleições legislativas.





O
poder legislativo é assegurado pelo parlamento - bicameral, a Corte ou Assembleia Nacional composta pelo Congresso de Deputados com 350 membros, eleitos pelo voto popular com mandato de 4 anos e o Senado com 259 membros, dos quais 208 são directamente eleitos pelo povo e 51 indicados pelos legisladores regionais, com um mandato também de 4 anos.
A população estrangeira na Espanha em
2007 cifrava-se em 4.144.166. Este valor representa 9,3% dos 44.708.964 habitantes na Espanha. A densidade populacional da Espanha é de 89,57 hab./km².
A Espanha encontra-se entre as quinze nações mais ricas do mundo e as cinco economias mais fortes da União Europeia.
A Espanha também é um dos principais países exportadores de automóveis. As indústrias do calçado, construção naval, siderúrgica, as indústrias químicas e o têxtil movimentam valores bastante importantes para a economia espanhola. Os principais produtos agrícolas são a cevada, trigo, tomate, beterraba, batata e os citrinos; a produção de vinho e de azeite têm muita importância, assim como a pesca, possuindo uma das maiores frotas pesqueiras do mundo. Na
pecuária destacam-se os ovinos 23 milhões; os suínos 18 milhões e os bovinos com 5 milhões de cabeças.
A indústria do turismo que tem uma responsabilidade considerável na economia espanhola.


Barcelona

 

 
 

Última actualização do template: Sexta-Feira, 22 Maio 2009 - 14:32:46 PM

Todos os direitos reservados  © Agrupamento Vertical de Cinfães