Notícias Recentes

Arquivo

Envia-nos Notícias

Painel Informativo

Páginas +++

Agrupamento Vertical de Cinfães

Projecto Comenius

Sítio dos Miúdos

Wikipédia

Glosk

Pesquisa

Google: O maior motor de busca da net...

IMDb: Tudo sobre Cinema

  Acessórios

Calculadora

Calendário

Rss feed

 

terça-feira, novembro 27, 2007

Venezuela



A Venezuela (nome oficial: República Bolivariana de Venezuela) é um país sul-americano – com uma superfície de 916.445 KM2 (30 hab. / Km2) e uma população de 27 milhões de habitantes – limitado ao norte pelo Mar do Caribe, a leste pelo Oceano Atlântico e pela Guiana, ao sul pelo Brasil e a oeste pela Colômbia. A sua capital é a cidade de Caracas, com 6 milhões de habitantes.
Acredita-se que foi Américo Vespúcio quem deu o nome à Venezuela. As casas sobre estacas em que viviam os indígenas das margens do lago Maracaibo recordaram ao navegante os palácios de Veneza e assim denominou o país "pequena Veneza", ou Venezuela.


O Estado venezuelano é uma república federal presidencialista dividida em 23 estados, um Distrito Federal (que compreende a cidade de Caracas e a sua área metropolitana), as Dependências Federais (formada por 72 ilhas e ilhotas na sua maioria sem população humana) e um Território em Reclamação com a Guiana (Guayana Esequiba).
A Venezuela divide-se em três regiões naturais: os Andes e outras cadeias não-andinas a oeste e norte, bem como as importantes elevações do sul; o centro, ocupado pela planície do Rio Orinoco, que é uma área de pecuária; no sudeste, finalmente, o Maciço das Guianas que se estende até as fronteiras com o Brasil e com a Guiana, formando uma região pouco habitada.
No litoral, em Maracaibo e no Golfo de Paria, encontram-se as principais bacias petrolíferas. Além de hidrocarbonetos, o país conta com jazidas de ferro, bauxite, manganês, tungstênio, ouro, diamantes e crómio.
No Estado de Bolívar (maciço das Guianas) está localizada a maior queda de água do mundo, o Salto Angel, com 920 m de altura. O seu nome deriva do facto de ter sido descoberto pelo aviador americano Jimmy Angel durante um voo de prospecção de ouro na década de 1930.
O clima é tropical, com duas estações: a seca de Dezembro a Abril, com temperaturas médias de 22º a 27º e a húmida, de Maio a Novembro, com temperaturas médias de 25º a 31º.
Cerca de 85% da população vive em áreas urbanas na parte norte do país. Apesar de metade da área terrestre da Venezuela se situar ao sul do rio Orinoco, esta região contém apenas 5% da população.



A exploração de petróleo é a actividade principal da sua economia, sendo responsável por cerca de um terço do PIB e 80% das exportações. A Venezuela é um membro fundador da OPEP (Organização Mundial dos Países Exportadores de Petróleo) sendo o quinto maior exportador petrolífero mundial, registando uma produção diária de 3,5 milhões de barris. Paralelamente, possui as maiores reservas de petróleo do hemisfério ocidental (superiores a 100 mil milhões de barris) - mais do triplo das reservas conhecidas dos EUA - e concentra biliões de metros cúbicos de gás natural.
Este país detém uma extensa comunidade portuguesa (500.000 hab.) - 3/4 dos quais oriundos da Região autónoma da Madeira – responsável por 80% das padarias e 60% das mercearias.

 

 
 

Última actualização do template: Sexta-Feira, 22 Maio 2009 - 14:32:46 PM

Todos os direitos reservados  © Agrupamento Vertical de Cinfães