Notícias Recentes

Arquivo

Envia-nos Notícias

Painel Informativo

Páginas +++

Agrupamento Vertical de Cinfães

Projecto Comenius

Sítio dos Miúdos

Wikipédia

Glosk

Pesquisa

Google: O maior motor de busca da net...

IMDb: Tudo sobre Cinema

  Acessórios

Calculadora

Calendário

Rss feed

 

sexta-feira, novembro 10, 2006

Já sabias?

Qual a origem da lua-de-mel nos casamentos?

A palavra lua-de-mel tem a sua origem nos casamentos por captura. Era assim: um homem apaixonava-se por uma mulher, capturava a amada (muitas vezes contra a sua vontade) e escondia-a por um mês (de uma lua cheia até à outra) num lugar afastado.
Durante esse período, bebiam uma mistura afrodisíaca, adocicada com muito mel, até que ela se rendesse ao homem. Daí o nome de “lua-de-mel”.


Por que é que o mar é salgado?

Durante milhares de anos, as águas das chuvas lavaram as rochas, dissolvendo uma parte dos sais que as constituem.
As águas de escoamento despejam anualmente milhões de toneladas de minerais nas fossas marinhas.
As águas dos mares são mais salgadas que as águas continentais, e isso devido à evaporação de uma parte da água, o que provoca uma salinidade constante, particular a cada mar.


O que é um arco-íris?

Quando o sol brilha e ao mesmo tempo chove, a luz branca do Sol pode decompor-se nas sete principais cores, que se formam ao atravessar as gotinhas de água da chuva. É o arco-íris.
A cor branca é formada por uma mistura de cores, que são decompostas pela água. Esta funciona como um prisma transparente, surgindo uma faixa de sete listras principais de cores: vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anilado e violeta. Surge assim o arco-íris em toda a sua beleza.


Por que é que os gatos têm bigodes?

Da mesma maneira que nós utilizamos os dedos para tactear, o gato serve-se dos bigodes para sentir os objectos, o calor, o frio… É por isso que nunca se deve cortar os bigodes de um gato, pois já não poderia sentir e tocar nas coisas à sua volta.
O bigode do gato, de pêlos muito sensíveis, funciona como a bengala de um cego, que o previne da presença de um obstáculo.

 

 
 

Última actualização do template: Sexta-Feira, 22 Maio 2009 - 14:32:46 PM

Todos os direitos reservados  © Agrupamento Vertical de Cinfães