Notícias Recentes

Arquivo

Envia-nos Notícias

Painel Informativo

Páginas +++

Agrupamento Vertical de Cinfães

Projecto Comenius

Sítio dos Miúdos

Wikipédia

Glosk

Pesquisa

Google: O maior motor de busca da net...

IMDb: Tudo sobre Cinema

  Acessórios

Calculadora

Calendário

Rss feed

 

quarta-feira, maio 23, 2007

CONSTRÓI UMA BÚSSOLA

Estás desorientado? Mas já sabes orientar-te pelo Sol e pelas estrelas. Ah! O céu está nublado!
Pois aqui fica outro modo de orientação – a bússola.
Com esta actividade podes facilmente fazer um a bússola…que funciona!

Material:
- Rolha de cortiça;
- Agulha de costura de tamanho pequeno ou médio;
- Íman;
- Recipiente com água (pode ser uma tigela);
- X – acto;
- Cola.


Procedimento:
1. Corta uma rodela da rolha de cortiça.
2. Passa várias vezes uma das extremidades da agulha pelo íman, até ficar magnetizada.
3. Fixa com uma gota de cola a agulha sobre a rodela de cortiça.
4. Colaça a montagem rolha/agulha na tigela com água.
5. Muda a posição da tigela e constata que a agulha aponta sempre na mesma direcção: o Norte.














Nota: A agulha magnetizada orienta-se segundo o campo magnético terrestre.
O campo magnético terrestre tem origem no núcleo terrestre e funciona como um íman gigantesco!

domingo, maio 20, 2007

Problema Quinzenal da Matemática - nº 6





O Relógio

Divide o mostrador do relógio em seis partes, de modo a que a soma dos números existentes em cada parte seja sempre a mesma.



Solução do Problema Quinzenal nº 5:













sexta-feira, maio 11, 2007

A Música ao longo dos tempos

O planeta Terra formou-se há milhões de anos. Nessa altura não existia vida ao cimo do planeta, o qual era formado por bastantes vulcões, quase sempre em actividade. Como podes imaginar, a Terra produzia o mais variado tipo de ruídos: a erupção de um vulcão, o cair da chuva, o ruído do vento...
Com o passar do tempo foram surgindo os primeiros seres vivos, cada vez mais perfeitos e com a capacidade de realizarem várias funções. Entre essas funções destaca-se a capacidade que alguns deles tinham de produzir sons, que eram usados fundamentalmente para comunicarem entre si. Alguns milhares de anos depois do aparecimento dos primeiros seres vivos surgiu o Homem, também ele capaz de produzir sons e ainda de os imitar. Assim, o Homem começa, a pouco e pouco, a juntar diferentes sons, articulados entre si, desenvolvendo-se a comunicação verbal. A partir do momento em que o Homem associa a sua voz o som dos objectos, desenvolve-se uma outra forma de comunicação e expressão, a qual, muitos anos mais tarde, se viria a chamar Música.

Adivinhas para os pequenos músicos

Vê se Adivinhas.



1) O Violinista faz vibrar o seu
instrumento com uma crina ou um arco?




2) Tenho grandes dentes brancos
e pequenos dentes pretos.
Quem sou eu?



3) Seguram-me atravessada na boca.
Sou a flauta atravessada ou flauta transversal?




4) Fico na vertical e os músicos sopram
na minha aresta. Quem sou eu?



5) Sou o contrabaixo. Se desenhares o
meu arco, ele ficará mais curto ou mais
comprido que o do violoncelo?



6) O palhaço tocou a harmónica. Ele guarda-a para pegar
no seu instrumento preferido. Mas, ele não o vê.
Onde é que ele está? Como se chama?







Uma Orquestra engraçada

Na sala de concerto, os esoectadores estão surpreendidos. E tu,oque pensas?
Observa a orquestra e encontra os sete erros.




Anula o concerto

Todos estes músicos se magoaram. Nenhum poderá tocar durante o concerto. Podes adivinhar qual é o instrumento de cada músico?













quinta-feira, maio 10, 2007

Maio, Mês das Flores



Mês de Maio



Dia da Liberdade



Dia do Livro





Sabias que...

O Mar Morto em Israel é tão salgado que uma pessoa pode sentar-se ou
deitar-se sem se afundar?


O Colibri-abelha é o único pássaro do mundo que voa para trás?


Os corais são animais marinhos formados por um esqueleto de rocha calcária, do qual saem tentáculos?



Os troncos das árvores vão engrossando em cada ano?
A cada época de crescimento forma-se no tronco da árvore um anel.
A contagem desses anéis corresponde ao aumento de espessura ocorrido durante os anos, permitindo descobrir a idade da árvore.

RECEITAS "CIENTÍFICAS"

BOLO TRILHO DE DINAOSSAUROS

Os dinossauros passaram pela tua cozinha e deixaram as suas pegadas num trilho? Não!?Mas podemos fazer de conta que sim. Basta confeccionares esta receita. (Trilho – sequência de pegadas que mostram o movimento de um dinossauro ou de um grupo de dinossauros.)

O que precisas:
- 1 bolo simples à tua escolha, mas de preferência rectangular;
- Mousse de chocolate instantânea;
- Cartão, lápis e tesoura;
- Um pouco de óleo de cozinhar.

Agora faz!
1- Confecciona a mousse de chocolate seguindo as instruções da embalagem.
2- Cobre o bolo com a mousse de chocolate.
3- Desenha uma pata de dinossauro numa folha de cartão e recorta-a.
4- Envolve a pata em óleo de cozinhar e decalca um trilho de pagadas na cobertura de chocolate.



Delicia-te a seguir com este trilho de pagadas.
Se quiseres ver pegadas a sério, convida os teus pais a visitar o trilho de pegadas da Pedreira do Galinha, perto de Fátima.







COLUNA ESTRATIGRÁFICA DE GELADO

Vamos formas colunas de estratos… gelados?
(Coluna de estratos – conjunto de camadas horizontais de sedimentos ou rochas sedimentares sobrepostas no terreno.)

O que precisas:
- Frigorífico com congelador ou arca congeladora;
- Copos de vidro transparente (em número igual ao de pessoas a quem pretendes servir o gelado);
- Gelados de vários sabores (no mínimo de dois);
- Natas batidas.

Agora faz!
1- Distribui por todos os copos uma primeira camada de gelado de sabor à tua escolha.
2- Faz uma segunda camada de outro sabor de gelado.
3- Continua a acrescentar camadas ao teu gosto e de acordo com a variedade de gelados que tiveres.
4- Acrescenta a última camada em cada copo com natas batidas.
5- Guarda no frigorífico até à hora de servir. Se o intervalo de espera for muito longo é melhor guardar no congelador.









Fonte (Edições ASA)

quarta-feira, maio 09, 2007


No comboio descendente


No comboio descendente
Vinha tudo a sorrir
Vinha gente bem velhinha
O comboio cheio vinha
No comboio descendente
Do Porto até Caminha.
No comboio descendente
Vinha toda a minha família
Todos, todos tão contentes
A cantar de alegria
No comboio descendente
De Viseu a Santa Maria.
No comboio descendente
Vinham todos a bailar
Quem não ia só, cantava
Quem não cantava, sorria
No comboio descendente
De Tendais a Vilar.

Estudo Acompanhado, 5º D

sexta-feira, maio 04, 2007

Compositores Célebres






JHOANN SEBASTIAN BACH (1685 - 1750)




Bach só podia tocar cravo uma vez por dia, mas como era grande o seu gosto pela música, às escondidas, ele copiava as partituras que o seu irmão o proibia de tocar. Um dia o seu irmão surpreendeu-o quando ele lia as cópias. Zangou-se e levou-as com ele.
No princípio, muito triste, Bach deu-se conta que tinha decorado as notas!
Mais tarde tornou-se organista, tendo que inventar uma música para cada Domingo.
Bach casou-se com sua prima, Maria Bárbara e tiveram 7 filhos. Depois da morte da sua primeira esposa, Bach casou-se de novo, com Anna-Magdalena, da qual teve... 13 filhos. Bach teve 20 filhos.
Os pianistas de hoje tocam as partituras do Cravo bem temperado. Tendo sido Bach que escreveu a música para os seus filhos.


WOLFGANG AMADEUS MOZART (1756 - 1791)




Em pequeno Mozart ouvia a sua irmã que tocava cravo e o seu pai que tocava violino e, como já era grande o seu gosto pela música, ele procurava imitá-los. Aos quatro anos de idade o pequeno Mozart quis tocar cravo com a sua irmã e, quando o pai viu a sua enorme vocação, começou a dar-lhe aulas, o qual aprendeu muito depressa.
Para comprovar e contemplar as suas enormes capacidades o Imperador colocou um lençol sobre o teclado e, é claro que Mozart tocou sem ver as teclas.
Quando Mozart completou sete anos, o seu pai levou-o numa longa viagem. com sua irmã, deu concertos perante os príncipes. Tocaram, encantaram e receberam muitas prendas.
Mais tarde o pai de Mozart levou os seus filhos até Inglaterra. Em adulto Mozart instalou-se em Salzburgo, aí foi servidor do príncipe-arcebispo e compunha para ele.
Mozart também aprendeu a tocar violino e a escrever música. Aos seis anos inventou uma área para dança. Ele escreveu setecentas composições em trinta anos.
Mozart era alegre e brincalhão . Adorava mascarar-se e divertir-se. Chegou a a beliscar uma cantora que não cantava tão alto como ele queria.
Compunha áreas alegres. A sua ópera "A Flauta Mágica"foi um sucesso.
Já muito doente e muito fraco, Mozart continuava a ditar as notas de novas áreas.
Mozart morreu no dia 5 de Dezembro, o mês do Natal. Fazia muito frio no dia do funeral. Poucos amigos foram ao cemitério.



LUDWIG NAN BEETHOVEN (1770 - 1827)



O pai de Beethoven, cantor da capela do príncipe, queria que o seu filho fosse músico. Ele mandou-o aprender a tocar piano, órgão e violino.
O Sr. Beethoven acordava o filho muito cedo para que ele estudasse violino.
O pequeno Beethovem deu o seu primeiro concerto aos 8 anos de idade. Depois tocou órgão e violino com a orquestra da corte.
Após tornar-se músico da corte, Beethoven teve que se vestir de forma elegante.
Até Mozart admirava o talento de Beethoven, na época com dezasseis anos de idade.
Beethoven compôs uma sinfonia em honra de Bonaparte.
Ele tinha muito sucesso mas, infelizmente, ficou surdo. Mesmo surdo, conseguiu compor uma das suas maiores obras, a " Nona Sinfonia".

terça-feira, maio 01, 2007

"Os Mártires de Chicago"



História

No dia 1 de Maio de 1886, (faz hoje 120 anos), realizou-se uma manifestação nas ruas de Chicago nos Estados Unidos da América. Essa manifestação, tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de centenas de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA. No dia 3 de Maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de alguns protestantes. Ao quarto dia de manifestações explodiu uma bomba entre a multidão matando dezenas de trabalhadores e alguns polícias. Deste incidente resultou a prisão de oito líderes do movimento. Quatro foram condenados à morte por enforcamento e os restantes a prisão perpétua. Em 1890, o Congresso americano vota a lei que estabelece a jornada de oito horas de trabalho e três anos mais tarde, depois da reabertura do processo que levou à condenação dos oito operários, conclui-se que a bomba que explodiu em Chicago tinha sido colocada pela própria polícia. O luto fortaleceu a luta. Três anos depois da condenação dos que ficaram conhecidos como os “Mártires de Chicago” as repercussões sentiram-se na Europa. Assim, em 1889, a Segunda Internacional Socialista decidiu, em Paris, proclamar o 1º de Maio como o Dia do Trabalhador em memória dos que morreram em Chicago. Essa decisão teve repercussões Em Portugal. Segundo o historiador José Mattoso (in História de Portugal, vol. 5), houve um reforço da luta do movimento operário português em finais do século XIX sendo "em torno da associação e da greve que gravita o próprio movimento operário". Entre 1852 e 1910 realizaram-se 559 greves no nosso país. A subida dos salários, a diminuição da jornada de trabalho e a melhoria das condições de laboração eram as principais exigências dos operários. Mas, segundo o mesmo autor, o movimento operário alcançava grande força quando "aquelas (associações) a que hoje chamaríamos propriamente «sindicatos» se juntavam com as recreativas, as de socorros mútuos e os centros políticos". Tal ficou demonstrado no 1º de Maio de 1900 que juntou em Lisboa cerca de 40 mil pessoas, numa altura em que "as classes médias ainda viam as organizações de trabalhadores com alguma simpatia". Durante a 1ª República não se deixou de festejar o Dia do Trabalhador, mas sublinhe-se que um dos primeiros diplomas aprovados, com a instituição do novo regime, dizia respeito ao estabelecimento dos feriados nacionais e destes não constava o dia do trabalhador. Em 1933 é decretada a "unicidade sindical" e o "controle governamental dos sindicatos" esmorecendo um movimento operário que só ganharia novo ânimo na década de 40. Durante o Estado Novo as manifestações no Dia do Trabalho (e não do Trabalhador) eram organizadas e controladas pelo Estado. O primeiro 1º de Maio celebrado em Portugal, depois do 25 de Abril, foi a maior manifestação alguma vez organizada no país. Para muitos, foi a forma dos portugueses demonstrarem a sua adesão ao 25 de Abril, que uma semana antes restituía ao país a liberdade e a democracia.

Problema Quinzenal da Matemática - nº 5

Os leões...

A figura representa uma jaula com dez leões dispostos da forma como é indicado abaixo.


Traça quatro segmentos de recta de tal modo que cada leão fique isolado de todos os outros.



Solução do problema quinzenal nº4:

Os alunos da turma da Elisa podem ter alugado três canoas de dois lugares,

quatro de três lugares e duas canoas de quatro lugares.


 

 
 

Última actualização do template: Sexta-Feira, 22 Maio 2009 - 14:32:46 PM

Todos os direitos reservados  © Agrupamento Vertical de Cinfães