Notícias Recentes

Arquivo

Envia-nos Notícias

Painel Informativo

Páginas +++

Agrupamento Vertical de Cinfães

Projecto Comenius

Sítio dos Miúdos

Wikipédia

Glosk

Pesquisa

Google: O maior motor de busca da net...

IMDb: Tudo sobre Cinema

  Acessórios

Calculadora

Calendário

Rss feed

 

quarta-feira, novembro 29, 2006

A propósito do Clube de Teatro...

Há quem diga que a escola deve ser um espaço privilegiado de desenvolvimento criativo, onde todos os seus "actores" possam usufruir dos meios e dos incentivos necessários para o atingirem. Assim sendo, um clube de teatro na escola poderá favorecer essa creatividade e, simultaneamente, a competência comunicativa e o espírito de observação. Não propriamente a observação de si próprio, mas aquela que dá acesso ao conhecimento dos valores que definem o indivíduo. "Quem se observa apenas a si, jamais alcança conhecer a natureza humana", diz Bertolt Brecht nos seus Estudos sobre Teatro.
A história da arte dramática, isto é, do teatro, confunde-se com a história do próprio homem. A origem do teatro está nas mais remotas manifestações da actividade humana. Pensa-se que já na Pré-História a arte da representação estava presente nas danças guerreiras ou mágicas como forma de glorificação dos deuses ou dos mortos. Mas foi na Grécia antiga que ela atingiu a sua verdadeira perfeição e nobreza como arte. Citando José Rodrigues Miguéis, hoje o teatro é olhado como lugar de "(...) exaltação, mistério e liberdade, onde a gente pode sentir o que não compreende, amar, sofrer, rir, chorar, fingir à vontade, mascarar-se, declamar... Ele excita, comove, amedronta, duplica a vida. Sente-se a gente com a alma à solta". Com efeito, o artista dramático traduz as paixões e os sentimentos mais profundos que contribuem para a comoção e a excitação do ser humano.
Ao fazer parte dos currículos escolares, o texto dramático aparece como objecto de leitura e estudo. Todavia, a sua real finalidade é a representação. É aí que a arte dramática se agiganta, tornando-se uma verdadeira escola de vida. Pô-la em prática é o objectivo deste Clube.

O Clube de Teatro da E. B. 2,3 de Cinfães

 

 
 

Última actualização do template: Sexta-Feira, 22 Maio 2009 - 14:32:46 PM

Todos os direitos reservados  © Agrupamento Vertical de Cinfães