Se toda a água dos oceanos evaporasse, a Terra ficaria coberta por mais de 12 metros de sal.
E QUE... Se nivelássemos a crosta terrestre continental e a oceânica, toda a superfície da Terra ficaria coberta por 2700 metros de água do mar.
SABIAS QUE,
Os líquenes são seres vivos muito sensíveis aos poluentes. É sinal de ambiente não poluído a existência de líquenes nos muros e nos troncos das árvores.
E QUE... Alguns fenómenos naturais como as erupções vulcânicas, contribuem para a poluição atmosférica. As cinzas dos vulcões, em actividade, chegam a dar a volta à Terra em apenas 12 dias.
SABIAS QUE,
Por cada tonelada de papel reciclado, evita-se o abate de 15 a 20 árvores de médio porte. E QUE... O papel produzido com fibras recicladas produz menos 74% de contaminação atmosférica, gasta menos 35% de água e menos 64% de energia.
"A gente não perde tempo na vida. O que se perde é a vida, ao perder-se tempo". (provérbio árabe)
Reserve tempo para RIR, É essa a música da alma. Reserve tempo para LER, É esta a base da sabedoria. Reserve tempo para PENSAR, É esta a fonte do poder. Reserve tempo para TRABALHAR, É este o preço do êxito. Reserve tempo para se DIVERTIR, É este o segredo de uma juventude perene. Reserve tempo para ser AMIGO, É este o caminho da felicidade. Reserve tempo para SONHAR, É este o meio de ligar a uma estrela o carro em que viaja na terra. Reserve tempo para AMAR E SER AMADO, É este o privilégio dos seuses. Reserve tempo para SER ÚTIL AOS OUTROS, Esta vida é demasiado curta para sermos egoístas.
Militar, capitão de Abril: 1944-1992 A 1 de Julho de 1944, nasce na vila alentejana de Castelo de Vide, Fernando José Salgueiro Maia. Este militar, cujo nome de código era "Charlie oito", comandou a coluna de carros de combate que, partindo da Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, pôs cerco aos ministérios no Terreiro do Paço em Lisboa e força, a rendição de Marcelo Caetano (Presidente do Conselho), no quartel-general da GNR no largo do Carmo. Elevado à condição de "estrela" maior do MFA, pela população que, sem cessar, o vitoriou nas ruas, Salgueiro Maia saiu de cena, quando terminou a sua acção militar, quando a soberania foi devolvida ao povo, muito por virtude da coragem e da inteligência de que deu mostras. Homem honesto e humilde veio a falecer no dia 4 de Abril de 1992, com apenas 47 anos. A sua memória é ainda recordada por muitos portugueses com carinho.
Um dia, eu tive um sonho espectacular: sonhei que fui obrigado a ir para Saturno sem fato de astronauta, sem botijas de oxigénio, sem nada! Era uma missão impossível! Começou a ser espectacular.
Quando chegámos ao espaço a lei da gravidade mantinha-se.
Quando chegámos a Júpiter parámos para comer uma "sandwich" - eu e os meus colegas.
Depois de uma pausa de trinta minutos, seguimos para Saturno.
No dia seguinte, já estávamos em Saturno. Aí encontrámos pedras, nunca vistas; comida muito esquisita; tomavam banho com leite de estrelas. Mas o pior é que não existiam lá animais!
Achei muita piada quando os meus colegas me disseram que nunca ninguém tinha ido a Saturno.
No dia seguinte executámos a nossa missão: tínhamos de entrerrar o gelo encontrado em Saturno, coisa que não nos valeu de nada...Os extraterrestres sentiam frio! A primeira tentativa não resultou, mas a segunda já. Na segunda tentativa montámos dois milhões de aquecedores e os extraterrestres estavam todos mais felizes porque conseguimos afastar todo o frio.
Assim os extraterrestres ficaram...
- João, toca a acordar, temos de ir para a escola.
O que precisas: - 1 pacote de gelatina de cor verde (por exemplo, maçã); - Água; - Taça de vidro; - Gomas sortidas em forma de “verme” ou outros animais; - Frigorífico.
Agora faz! 1.Prepara, na taça de vidro, um pacote de gelatina conforme as instruções da embalagem e deixa arrefecer um pouco. 2.Mergulha várias gomas na gelatina. 3.Coloca no frigorífico até solidificar.
Esta sobremesa é ideal para servires aos teus amigos… Até lhes podes dizer que são a tua última captura de vermes do pântano mais próximo!
Porque é que os papagaios falam? A verdade é que os papagaios, as pegas e outras aves, que se chamam palradoras, não falam. Falar é expressar pensamentos e isso os animais não podem fazer. O que acontece é que os papagaios têm uma constituição especial nas suas cordas vocais que lhes permite emitir sons e imitar o que os humanos dizem.
"Há pessoas como o papagaio que falam e falam sem parar e não sabem o que dizem porque falam sem pensar"
Porque é que choramos quando cortamos cebolas? Choramos porque, ao cortar a cebola, se liberta um gás, o sulfureto de alilo, que nos irrita os olhos. As lágrimas são um mecanismo de defesa para que a nossa vista não sofra nenhum mal.
Porque é que às vezes ficamos com as extremidades do corpo dormentes? Em certas ocasiões, nos nossos membros sentimos uns estranhos formigueiros. Então dizemos que os braços ou as pernas, por exemplo, ficaram dormentes. Isto acontece por causa de um esmagamento prolongado dos vasos sanguíneos, devido a uma má posição, o que dificulta a circulação do sangue. Produz-se, por esse motivo, uma estranha sensação de adormecimento e de picadelas que duram até que a circulação fique normalizada.
23 alunos do 9º ano de escolaridade do Agrupamento Vertical de Cinfães no Campeonato Nacional da Língua Portuguesa.
Vinte e três alunos do Agrupamento Vertical de Cinfães foram apurados para a Grande Final do CNLP, promovido pela SIC, SIC Notícias, Jornal de Letras e Semanário Expresso, que decorrerá no próximo dia 28 de Abril, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
Duas alunas foram apuradas para a final do CNLP aberto a todos os inscritos e 21 alunos foram apurados para a categoria Especial Escolas, entre 17439 participantes, num total de 30624 participantes dos países de língua oficial portuguesa e não só.
Todos eles estão de parabéns, mas também têm agora uma responsabilidade acrescida, não tanto pelo facto de terem de fazer «boa figura», que a todos encha de orgulho, mas pela obrigação de alcançarem resultados bastante positivos no exame nacional de língua portuguesa.