Desenho realizado pela aluna, Ana Madureira - 5º A Até ao século XV, os europeus apenas conheciam parte da África e da Ásia: A América e a Oceania eram totalmente desconhecidas.
Por outro lado, o Oceano Atlântico era conhecido como um "mar tenebroso" povoado de monstros marinhos que engoliam os barcos. Também os seres que povoavam as terras distantes eram imaginados como seres disformes, muito diferentes dos europeus. Todas estas lendas criavam muito medo nos navegadores...
Foi, por isso, uma grande e corajosa aventura os descobrimentos marítimos que os portugueses iniciaram no século XV.
Desenho realizado pela aluna, Beatriz Silva - 5º A
Sophia de Mello Breyner Andresen nasceu no Porto, em 1919 e faleceu no dia 2 de Julho de 2004, em Lisboa.
A sua infância e adolescência foram divididas entre o Porto e Lisboa. Dedicou-se à escrita sendo as suas obras muito importantes para as várias gerações infantis.
A obra escrita em 1958 “A Menina do Mar” é considerado um “Clássico” da literatura infantil em Portugal.
Nome da Obra - A menina do Mar
Nome do Autor – Sophia de Mello Bryner Andresen
Resumo da História
Era uma vez um menino que ia sempre à praia. Um dia, o menino ouviu uns barulhos de trás de uma rocha. Era uma Menina do Mar, um caranguejo, um polvo e um peixe. Ficaram todos amigos, o menino mostrou muitas coisas à Menina do Mar. O menino convidou-a para ir visitar a terra. No outro dia a Menina do Mar disse ao menino que não podia ir porque os búzios tinham dito à Raia Gigante. Eles depois tentaram fugir mas depois apareceram muitos polvos. Os polvos faziam muito mal, mas o menino não largava a menina. O menino caiu e deixou de ouvir, ver as coisas e adormeceu. Acordou numa rocha e a maré já estava cheia ele levantou-se e foi para casa cheia de marcas das ventosas dos polvos. Passaram dias e dias o menino voltava sempre à praia mas nunca mais viu a menina e os seus três amigos. Chegou o Inverno e o menino viu uma gaivota que trazia no bico uma poção para o menino se transformar em Menino do Mar. Tiveram dias e noites a atravessar o mar e finalmente chegaram
à ilha onde a Menina do Mar estava. Voltaram para o mar. E a Menina do Mar voltou a dançar no palácio e ficaram amigos para sempre.
Aconselhavas este desafio aos teus amigos:
Eu aconselho este desafio aos nossos amigos porque esta história é muito divertida.
Trabalho Realizado por: Moisés Coelho 5º A
Curiosidade da Civilização Turca
O monte Ararat, que se levanta nas terras altas do leste da Turquia, possui dois cumes; o mais alto, o Grande Ararat, com 5.122 m de altitude, está coberto de neves perpétuas. Segundo o Antigo Testamento, foi neste cume que a arca de Noé desembarcou.