Notícias Recentes

Arquivo

Envia-nos Notícias

Painel Informativo

Páginas +++

Agrupamento Vertical de Cinfães

Projecto Comenius

Sítio dos Miúdos

Wikipédia

Glosk

Pesquisa

Google: O maior motor de busca da net...

IMDb: Tudo sobre Cinema

  Acessórios

Calculadora

Calendário

Rss feed

 

quarta-feira, maio 27, 2009

Expansão marítima portuguesa

Desenho realizado pela aluna, Ana Madureira - 5º A

Até ao século XV, os europeus apenas conheciam parte da África e da Ásia: A América e a Oceania eram totalmente desconhecidas.
Por outro lado, o Oceano Atlântico era conhecido como um "mar tenebroso" povoado de monstros marinhos que engoliam os barcos. Também os seres que povoavam as terras distantes eram imaginados como seres disformes, muito diferentes dos europeus. Todas estas lendas criavam muito medo nos navegadores...
Foi, por isso, uma grande e corajosa aventura os descobrimentos marítimos que os portugueses iniciaram no século XV.


"A menina do mar"

Desenho realizado pela aluna, Beatriz Silva - 5º A

Sophia de Mello Breyner Andresen nasceu no Porto, em 1919 e faleceu no dia 2 de Julho de 2004, em Lisboa.
A sua infância e adolescência foram divididas entre o Porto e Lisboa. Dedicou-se à escrita sendo as suas obras muito importantes para as várias gerações infantis.
A obra escrita em 1958 “A Menina do Mar” é considerado um “Clássico” da literatura infantil em Portugal.


sábado, maio 16, 2009


quinta-feira, maio 14, 2009

A história que eu li e ouvi


Nome da Obra - A menina do Mar

Nome do Autor – Sophia de Mello Bryner Andresen

Resumo da História

Era uma vez um menino que ia sempre à praia. Um dia, o menino ouviu uns barulhos de trás de uma rocha. Era uma Menina do Mar, um caranguejo, um polvo e um peixe. Ficaram todos amigos, o menino mostrou muitas coisas à Menina do Mar. O menino convidou-a para ir visitar a terra. No outro dia a Menina do Mar disse ao menino que não podia ir porque os búzios tinham dito à Raia Gigante. Eles depois tentaram fugir mas depois apareceram muitos polvos. Os polvos faziam muito mal, mas o menino não largava a menina. O menino caiu e deixou de ouvir, ver as coisas e adormeceu. Acordou numa rocha e a maré já estava cheia ele levantou-se e foi para casa cheia de marcas das ventosas dos polvos. Passaram dias e dias o menino voltava sempre à praia mas nunca mais viu a menina e os seus três amigos. Chegou o Inverno e o menino viu uma gaivota que trazia no bico uma poção para o menino se transformar em Menino do Mar. Tiveram dias e noites a atravessar o mar e finalmente chegaram
à ilha onde a Menina do Mar estava. Voltaram para o mar. E a Menina do Mar voltou a dançar no palácio e ficaram amigos para sempre.

Aconselhavas este desafio aos teus amigos:
Eu aconselho este desafio aos nossos amigos porque esta história é muito divertida.

Trabalho Realizado por: Moisés Coelho 5º A


quarta-feira, maio 13, 2009

"Mistérios"

O triângulo das BermudasUma área no Oceano Atlântico ao largo da Florida onde a lenda afirma que muitos navios, aviões e pessoas desapareceram. Também conhecido como o Triângulo do Diabo, é limitado por Melbourne (Florida), Bermudas e Porto Rico. Os incidentes vão de 200 a cerca de 1000 nos últimos 500 anos.

Curiosidades da História

Curiosidade da Civilização Turca


O monte Ararat, que se levanta nas terras altas do leste da Turquia, possui dois cumes; o mais alto, o Grande Ararat, com 5.122 m de altitude, está coberto de neves perpétuas. Segundo o Antigo Testamento, foi neste cume que a arca de Noé desembarcou.

 

 
 

Última actualização do template: Sexta-Feira, 22 Maio 2009 - 14:32:46 PM

Todos os direitos reservados  © Agrupamento Vertical de Cinfães