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sexta-feira, novembro 30, 2007

As estátuas mais altas do Mundo

Estátua da Liberdade - New York - EUA





Situada na Ilha da Liberdade, no Porto de Nova Iorque, a Estátua da Liberdade foi oferecida, como sinal de amizade internacional, pelo povo de França ao povo dos Estados Unidos e é um dos mais universais símbolos da liberdade política e da democracia.

As 25 janelas da coroa simbolizam jóias encontradas na terra e raios celestes brilhando sobre o mundo; os sete raios da coroa representam os sete mares e continentes do mundo; a tábua que a figura segura na mão esquerda tem a inscrição "4 de Julho de 1776".

A plataforma de observação, no topo do pedestal, oferece uma vista espectacular sobre o porto de Nova Iorque e pode ser atingida subindo uma escada com 192 degraus ou de elevador.

Do alto da base à tocha mede 46m.


As estátuas mais altas do Mundo

Pedro, o Grande - Moscou - Rússia




A estátua mede 96 metros.
A estátua deve um custo final de $ 20 milhões.

As estátuas mais altas do mundo


Motherland - Kiev - Ucrânia





A estátua do Motherland é um memorial da cidade que recorda os que caíram na segunda guerra mundial em Kiev, Ucrânia.

A escultura monumental foi construída por Yevgeny Vuchetich e mede 62 metros de altura, chegando a 102 metros incluindo o edifício do museu. O peso é de 530 toneladas. A espada da estátua tem um comprimento de 16 metros e pesa 9 toneladas.
No salão do Memorial, nas chapas de mármore, tem uma relação de nomes com mais de 11.600 soldados e 200 trabalhadores, reconhecidos e condecorados como heróis da União Soviética e heróis do trabalho.
O museu foi aberto com uma cerimónia no dia 9 de Maio de 1981 (dia da vitória soviética sobre os nazistas) pelo líder soviético Leonid Brezhnev. Em 21 de Junho de 1996 o museu foi reconhecido como Museu Nacional pelo decreto assinado por Leonid Kuchma, então presidente da Ucrânia.

200 anos da ida do Príncipe Regente D. João para o Brasil

Entrada dos franceses em Lisboa - 30 11/1807


Preservar a “integralidade da memória”.



Em Novembro de 2007 comemora-se 200 anos da viagem do príncipe regente D. João (futuro D. João VI) e da sua corte para o Brasil.
Quando o príncipe regente, D. João, recebe a notícia de que os franceses estavam perto de Lisboa “achando-se a Real Família em Mafra”, foi convocado um Conselho de Estado em que ficou decidida a retirada para o Brasil. Junot chega às portas de Lisboa a 30 de Novembro de 1807 com o seu exército, que mais parecia um “bando de miseráveis, ou de salteadores acossados pelo povo e pela justiça, do que tropa regular”, é acolhido por várias delegações do Reino e vindo escoltado até Lisboa por 30 praças. Ao entrar na cidade, Junot constatou o que já temia, dadas as informações que tivera dias antes no Cartaxo. O príncipe regente e a corte haviam embarcado e saído a barra do Tejo em direcção ao Brasil. A transferência da família real foi planeada pelos governos dos dois países, Portugal e Inglaterra, numa Convenção secreta em Outubro de 1807, comprometendo-se o rei inglês a "proteger o embarque da família real e escoltá-la para a América", preparando uma esquadra de seis navios para o efeito.
A Inglaterra contribuiu assim, para evitar o “vexame” de vermos o príncipe regente e a rainha prisioneiros de Napoleão.
A Viagem




quarta-feira, novembro 28, 2007

Higiene do Sistema Digestivo




Da nossa higiene
Temos de cuidar,
Comer poucos doces
E os dentes lavar.


A formação da cárie
Temos de evitar
Não bebendo álcool
E fio dental usar.



Para nosso bem
Não vamos fumar
E as refeições calmamente
Vamos realizar.




E ao dentista
Vamos regularmente
P'ra ter os dentes lindos,
Como toda a gente.




Por isso segue isto
Não te vás baldar
Porque limpinho
Tu tens de estar.
Inês Valente - 6º A
Rita Cardoso - 6º A

”SER-SE DIFERENTE”

TEMPO DE REFLEXÃO......”SER-SE DIFERENTE”

Ser-se diferente... que questão é esta? O que é ser-se diferente? Ser-se diferente é ser-se minoria?

Porque precisaremos de estipular quem é diferente. Porque “os” tratamos de forma diferente?

A criança e o adulto deficientes existem, e por vezes podem ser sentidos como foco ou exemplo para a sociedade, como um castigo ou desilusão, como uma perda para os progenitores, o que implica um certo sofrimento, culpa ou até negação. É um percurso difícil o do homem e da mulher face ao filho que surgiu diferente no seu corpo, no seu olhar, nos seus gestos, na sua fala. É tão mais fácil amar a criança bela e saudável, que torna real o sonho de cada pai, e tão difícil aceitar aquele ser contorcido, perdido numa escuridão, muitas vezes num silêncio eterno, ou ainda, perdido nos diversos caminhos da mente e para sempre dependente da atenção dos outros.

Há apenas alguns anos atrás pouco ou nada se sabia e ainda menos se fazia por estes “cidadãos da (in)diferença”. Na retaguarda da assistência a essas crianças, jovens, ou adultos, estão muitas vezes os pais, figuras da sombra, que vão descobrindo forças, quando as pensavam esgotadas, e vão sensibilizando os outros com os seus gritos de dor, vão trabalhando para uma melhor assistência, levando uma maior dignidade àqueles que amam.

Estes pais procuram tirar da sombra os seus filhos, trazê-los para o “nosso” mundo e fazer dele um mundo de cristal e de luz para todos. Juntemo-nos a eles, vamos oferecer-lhes a nossa solidariedade...

Será que é assim tão difícil aceitar o diferente, aceitarmo-nos todos como somos, respeitando as nossas desigualdades e aprendendo com elas? Ser-se diferente não tem trazido muitas recompensas, mas será que os que pensam ser todos iguais vivem felizes e despreocupados? Não creio! A diferença faz-nos ver o mundo com mil olhos, aprender a ler o que não está escrito, falar sem usar sons, alcançar as coisas com esforço...todo o pequeno gesto é aprender! Será que não teremos nós muito que aprender com essa “diferença”?...

DEPARTAMENTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

terça-feira, novembro 27, 2007

Venezuela



A Venezuela (nome oficial: República Bolivariana de Venezuela) é um país sul-americano – com uma superfície de 916.445 KM2 (30 hab. / Km2) e uma população de 27 milhões de habitantes – limitado ao norte pelo Mar do Caribe, a leste pelo Oceano Atlântico e pela Guiana, ao sul pelo Brasil e a oeste pela Colômbia. A sua capital é a cidade de Caracas, com 6 milhões de habitantes.
Acredita-se que foi Américo Vespúcio quem deu o nome à Venezuela. As casas sobre estacas em que viviam os indígenas das margens do lago Maracaibo recordaram ao navegante os palácios de Veneza e assim denominou o país "pequena Veneza", ou Venezuela.


O Estado venezuelano é uma república federal presidencialista dividida em 23 estados, um Distrito Federal (que compreende a cidade de Caracas e a sua área metropolitana), as Dependências Federais (formada por 72 ilhas e ilhotas na sua maioria sem população humana) e um Território em Reclamação com a Guiana (Guayana Esequiba).
A Venezuela divide-se em três regiões naturais: os Andes e outras cadeias não-andinas a oeste e norte, bem como as importantes elevações do sul; o centro, ocupado pela planície do Rio Orinoco, que é uma área de pecuária; no sudeste, finalmente, o Maciço das Guianas que se estende até as fronteiras com o Brasil e com a Guiana, formando uma região pouco habitada.
No litoral, em Maracaibo e no Golfo de Paria, encontram-se as principais bacias petrolíferas. Além de hidrocarbonetos, o país conta com jazidas de ferro, bauxite, manganês, tungstênio, ouro, diamantes e crómio.
No Estado de Bolívar (maciço das Guianas) está localizada a maior queda de água do mundo, o Salto Angel, com 920 m de altura. O seu nome deriva do facto de ter sido descoberto pelo aviador americano Jimmy Angel durante um voo de prospecção de ouro na década de 1930.
O clima é tropical, com duas estações: a seca de Dezembro a Abril, com temperaturas médias de 22º a 27º e a húmida, de Maio a Novembro, com temperaturas médias de 25º a 31º.
Cerca de 85% da população vive em áreas urbanas na parte norte do país. Apesar de metade da área terrestre da Venezuela se situar ao sul do rio Orinoco, esta região contém apenas 5% da população.



A exploração de petróleo é a actividade principal da sua economia, sendo responsável por cerca de um terço do PIB e 80% das exportações. A Venezuela é um membro fundador da OPEP (Organização Mundial dos Países Exportadores de Petróleo) sendo o quinto maior exportador petrolífero mundial, registando uma produção diária de 3,5 milhões de barris. Paralelamente, possui as maiores reservas de petróleo do hemisfério ocidental (superiores a 100 mil milhões de barris) - mais do triplo das reservas conhecidas dos EUA - e concentra biliões de metros cúbicos de gás natural.
Este país detém uma extensa comunidade portuguesa (500.000 hab.) - 3/4 dos quais oriundos da Região autónoma da Madeira – responsável por 80% das padarias e 60% das mercearias.







O meu filme




O filme que eu escolhi foi “O Barco do Amor”.
É uma comédia mas com um romance integrado.
As minhas personagens preferidas são: o Jerry e o Nick, uns amigos inseparáveis e a professora de dança, que se chamava Inga.
A história passa-se num barco de gays onde, sem saberem que tipo de barco era, o Jerry e o Nick embarcaram para fazer um lindo cruzeiro.
Ao longo do tempo, foram-se apercebendo onde realmente estavam, mas não conseguiam sair dali. Então, resolveram entrar num concurso de dança.
A única mulher a bordo era a professora, que viajava neste barco para fugir dos homens mulherengos.
Só que Jerry apaixonou-se por ela.
Assim que ela soube que ele não era gay, fugiu dele.
Mas, no fim, tudo acabou bem e eles casaram.
Eu escolhi este filme porque tem uma moralidade muito importante: nunca devemos fugir dos problemas nem julgar as pessoas pelo “mundo” em que estão integrados.

Miguel Ângelo Cardoso Pinto, nº 17, 7º A




O filme de que eu mais gostei foi «Charlie e a fábrica de chocolate», que é um filme de aventura.
As minhas personagens favoritas são: o Charlie e o Willy Wonka. Este é a personagem mais engraçada e o Charlie é um menino muito simples.
O filme passa-se numa cidade, na maior fábrica de chocolate do mundo, que se mantivera fechada durante muito tempo, mas entretanto reabrira.
Charlie é um menino muito pobre que vive numa casa muito diferente do normal. A sua família é a família Pipa, composta por sete elementos.
Como a fábrica voltou a funcionar, Willy Wonka deu o privilégio a cinco de a irem visitar, com os bilhetes dourados que saíam nas barras de chocolate.
Dois dias depois do aniversário de Charlie, ele encontrara uma nota e comprou um chocolate e, ao comprá-lo, saíra-lhe o bilhete dourado. Era o último bilhete dourado encontrado.
No dia seguinte todas as crianças e um dos seus parentes foram visitar a fábrica, e Willy Wonka apresentara os Umpa Lumpas e com eles viveram emocionantes aventuras.
Willy Wonka tivera a ideia dos bilhetes com o intuito de oferecer a sua fábrica a alguém e, no final, Charlie ficou dono da fábrica de chocolate.
Escolhi este filme porque é um filme muito engraçado, com muitas aventuras e diversão.
A moral deste filme é que, mesmo sendo humilde, pode-se triunfar no futuro.

Ana Filipa da Silva Pinheiro, n.º1, 7.º A







sábado, novembro 24, 2007

Dia Nacional da Cultura Cientifica e Tecnológica


Comemora-se no dia 24 de Novembro o Dia Nacional para a Cultura Cientifica.


Que ciência se faz em Portugal?

Quem são os nossos cientistas?

Como trabalham?

O que investigam?

Que resultados obtêm?


Alguns endereços electrónicos:



sexta-feira, novembro 23, 2007

SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA







Uma pessoa diferente
Também sente
Não se deve gozar
Porque vai magoar.

Ser amigo
É estar atento
E dar abrigo
A quem está ao relento.
Ao diferente

Ajuda com alegria
Se tiveres paciência
Terás uma companhia.

Um invisual
É diferente
Porque não vê
Mas sente.

André e Tânia Luísa, 6º D




Há pessoas diferentes
Vamos relembrá-las neste dia
Que é muito especial
E elas ficam muito contentes.

De 3 a 7 de Dezembro
Festeja-se a semana do diferente
Que é um dia muito bonito
Para toda a gente.

Ser diferente
Também é positivo
Porque na vida
Também se tem um amigo.

Uma pessoa diferente
Tem muitos amigos
E tem sempre
Quem o livre dos perigos.

Daniela, 6º D




Alguma gente
É invisual
Por isso não gozo
Pois podia ser igual.

Todos diferentes
Todos iguais
Algumas pessoas
Infelizmente, são invisuais.

Uma pessoa diferente
Tem que ter um amigo
Quando quiser desabafar
Pode falar comigo.

Algumas pessoas
São invisuais
Mas também podem ser
Pessoas sensacionais.

David, 6º D




Para ajudar
Não criticar
Porque assim posso ficar
Não irei gozar.

Mas és igual
Não leves a mal
Por seres desigual.

Helder, 6º D




Sou uma criança diferente
Não foi assim que eu quis
Eu gostava que todos gostassem de mim.

Por ser uma criança diferente
Não deixo de fazer
O que as outras crianças fazem
Tenho as minhas dificuldades.

Sou uma criança diferente
Mas não deixo de ser inteligente
Não gozem comigo
Porque eu sinto.

Tânia Sofia, 6º D



É tudo diferente
É tudo igual
Mas quem sou eu?
Sou invisual.

Na minha vida
Faço tudo normal
O único problema
É que sou invisual.

Isso não importa
Porque sou igual aos outros
E amigos,
Não tenho poucos.



Carlos Daniel, 6º D



Trabalhos realizados em Formação Cívica, pelos alunos do 6º D



As estátuas mais altas do Mundo

Imperadores chineses Huangdi e Yandi - China


A segunda estátua mais elevada do mundo fica na China, nas margens do Rio Amarelo, no centro do país e refere-se aos imperadores Huangdi e Yandi. O busto duplo, que homenageia os dois imperadores lendários que fundaram a nação chinesa, demorou 20 anos para ser feito.



Huangdi, mais conhecido como o "Imperador Amarelo", e Yandi são personagens mais mitológicos que históricos. Os dois são considerados os pais da civilização chinesa. Os chineses, por vezes, referem-se a si mesmos como "filhos de Yan e de Huang".

quarta-feira, novembro 21, 2007

Histórias com sumo...

A pessoa e o mundo

Um pai era continuamente incomodado pelo seu filho. Para distraí-lo pegou numa folha de um grande atlas, onde se encontrava todo o mundo, com os Estados, cidades, rios, cordilheiras, etc.
Cortou-o em muitos bocados e entregou-o à criança para que compusesse o puzzle.
- Levará muito tempo, pensou o pai. Passados poucos minutos, a criança voltou com o mundo recomposto situados todo no lugar respectivo.
- Como foste capaz de recompô-lo tão depressa? Perguntou o pai admirado.
- Muito fácil, papá: na parte de trás estava desenhada uma pessoa. Reconstruí primeiro a pessoa e o mundo foi–se articulando por si mesmo.


Se a pessoa estiver bem a família está bem, a escola está bem, o mundo está bem... valorizar a pessoa é fazer progredir o mundo.




Pensamentos que fazem pensar...


A educação consiste em ensinar não no que se deve pensar, mas a pensar.


Galvin Coolidge

segunda-feira, novembro 19, 2007

Bicentenário da 1ª invasão francesa a Portugal (1807/2007)

Jean Andoche Junot

A 19 de Novembro de 1807, um exército francês comandado por Junot que, incluindo soldados espanhóis, entra em Portugal pela Beira Baixa, e caminha por terras da margem norte do rio Tejo em direcção a Lisboa. O exército português muito enfraquecido, não estava em condições de se opor a um adversário com a fama de invencível, pelo que o regente D. João decidiu transferir a corte para o Brasil. O governo de Portugal ficou entregue a uma Junta de Regência, presidida pelo marquês de Abrantes com instruções para não "resistir" aos invasores. No entanto, a 30 de Novembro de 1807, os invasores franceses vão ocupar a cidade de Lisboa e Junot, exonerando a Junta, proclama-se governador de Portugal dissolvendo parte do exército português e transformando-o na Legião Portuguesa que seria usada em Espanha, França e noutras zonas da Europa lutando por Napoleão Bonaparte. No ano seguinte, em Agosto, uma força britânica sob o comando do general Arthur Wellesley (mais tarde duque de Wellington), desembarcava em Portugal, avançando sobre Lisboa. Travaram-se, na sequência, as batalhas de Roliça e do Vimeiro, vencidas pelos aliados Portugal/Grã-Bretanha, forçando à Convenção de Sintra.

Batalha de Roliça






Qualidade de vida citadina a nível mundial


A sondagem mundial sobre a qualidade de vida de 2007 realizada pela Mercer Human Resource Consulting e referente ao ano transacto, dá a Zurique a maior classificação, como sendo a cidade no mundo, com a mais alta qualidade geral de vida e a cidade de Bagdade a que apresenta a menor. As cidades da Europa Ocidental, América do Norte, Australásia e Japão ocupam os primeiros lugares. Lisboa ocupa a 47ª posição no ranking da qualidade de vida.


Vista aérea de Zurique


As cidades africanas, em geral, ocupam lugares mais baixos do que suas congéneres da Europa e Médio Oriente, e muitas encontram-se dentro das 20 cidades com menor pontuação.
As cidades da América Central e do Sul, tendem a ocupar lugares inferiores aos das norte-americanas.erdes.
A análise baseia-se em 39 critérios de qualidade de vida de cada cidade, incluindo factores políticos, sociais, económicos e ambientais, segurança e saúde pessoal, educação, transporte e outros serviços públicos. A análise é parte da Sondagem Mundial sobre a Qualidade de Vida, que engloba 215 cidades.




Cidade Africana

sexta-feira, novembro 16, 2007

As estátuas mais altas do mundo

Ushiku Amida Buddha - Japão




A estátua de Ushiku Amida Buddha está localizada na cidade de Ushiku, num local conhecido como Jardim Jodo Teien, na província de Ibaraki, 50 Km a nordeste de Tokyo. O Jardim retrata a jornada de Hozo Bosatsu's para se tornar o Amida Buddha.
A estátua tem 100 metros de altura, repousando sobre uma base lótus de 10 metros, ainda sobre uma plataforma de 10 metros, num total de 120 metros de altura. A base e a plataforma foram construídas de aço e concreto reforçado. O corpo da estátua é constituído de um esqueleto de aço com um revestimento de 6 milímetros de bronze, com 6 mil peças individuais. Há uma plataforma de observação, a 85 metros acima do solo, na altura do peito da estátua.
A base, com entalhes florido de lótus, significa a promessa de Buda dando um passo em frente, em busca de todos aqueles que estão perdidos na impureza do mundo.
A altura total, de 120 metros, representa os 12 raios de luz que emanam do corpo do Buda e se espalham pelo mundo.
As posições das mãos direita e esquerda simbolizam a aceitação, sem excepção, a todas as raças do mundo.
Desde a conclusão da obra, em 1995, Ushiku Amida Buddha é a maior estátua do mundo. O monumento é 3 vezes mais alto e 30 vezes maior, em volume, que a Estátua da Liberdade. O seu peso é de 4.000 toneladas e o maior dedo tem 7 metros de comprimento.

Cometa Holmes


EM 24 DE OUTUBRO, um obscuro cometa que dá pelo nome 17/P Holmes explodiu no espaço interplanetário. Em poucas horas o seu brilho aumentou cerca de um milhão de vezes e aquilo que era um pequeno ponto, difícil de detectar mesmo em grandes telescópios, tornou-se um objecto claramente observável a olho nu.

Nuno Crato - Físico

quarta-feira, novembro 14, 2007

S. Martinho de Tours

A vida de S. Martinho, apelidado de apóstolo da Gália, é devida principalmente ao seu biógrafo, Sulpício Severo (c.360-C. 420), historiador cristão de expressão latina. Nascido no ano de 316, na Sabária da Panónia, actual Hungria, Martinho de Tours era filho de um oficial do exército romano. Aos 15 anos, e contra a sua vontade, ingressa no exército romano. Na tradição popular, ficou célebre o episódio da partilha da capa de oficial de cavalaria, com um mendigo que morria de frio, dando assim origem ao conhecido “Verão de S. Martinho”. Em Abril do ano 360, retira-se para Ligugé, junto a Poitiers, na França. Entregue à vida eremita, S. Martinho funda próximo da cidade o mosteiro de Mamoutier. Considerado o pai do monaquismo francês, Martinho de Tour foi também o grande introdutor do cristianismo na Gália romana. S. Martinho foi durante toda a Idade Média e até uma época recente, o santo mais popular de França. O seu túmulo, abrigado, desde o século V por uma Basílica, em Tours, foi o maior centro de peregrinação de toda a Europa ocidental.

terça-feira, novembro 13, 2007

9 de Novembro - Dia Contra o Racismo

Comemorou-se no dia 9 de Novembro o Dia Contra o Racismo. Infelizmente temos que comemorar um dia como este, simplesmente porque existe racismo e vítimas que sofrem. Há racismo todos os dias, porque ainda existem pessoas que pensam que umas são superiores e outras inferiores e estas últimas devem ser discriminadas. Na realidade, são apenas diferentes mas muitas são discriminadas nos seus direitos mais básicos como a educação, o acesso à saúde, à habitação, ou no reconhecimento da sua cultura e da sua identidade.
Segundo o escritor Tahar Ben Jelloum no seu livro "Papá que és el racismo?" o racismo é "um comportamento bastante alargado e comum em todas as sociedades: desafortunadamente converteu-se em algo trivial em alguns países, pois há muita gente que não presta atenção a este fenómeno. Consiste em desconfiar das pessoas com características físicas e culturais distintas das nossas e inclusive também em depreciá-las." Essa forma de depreciar consiste também nessas "pequenas coisas" que fazem parte do nosso quotidiano, como os estereótipos e os preconceitos que frequentemente tendem a ridicularizar e a excluir determinados grupos ou pessoas. Muitas vezes, as minorias são os alvos mais atingidos pelas atitudes racistas. Por isso, é preciso lembrarmos este dia contra o racismo para, termos a consciência do que significa, sabermos dizer não à discriminação e à violência pelo facto de sermos diferentes e deixar assim de ser "algo trivial".
Jaime Guedes

o «milagre chinês»

O MILAGRE CHINÊS

Com dimensões continentais, a China é o 3° maior país da Terra, ficando atrás somente da Rússia e do Canadá. Com um território de 9.600.000 Km2, que se estende das montanhas do Tibete até ao Pacífico.



Mas o grande destaque da China é a sua gigantesca população, a maior do globo: em cada cinco habitantes da Terra, um é chinês. Actualmente, porém, o crescimento demográfico é de apenas 1% ao ano, de que resulta um impressionante acréscimo anual de 10 milhões de pessoas. A sua esperança média de vida era em 1949 de 40 anos e de 71,4 anos em 2002. Em 2004 aquele país tinha 112 milhões de idosos e o governo prevê que o número de chineses com mais de 65 anos chegará a 300 milhões em 2027.
Entre os 1,3 biliões de chineses sobram homens: eles são hoje 40 milhões a mais do que as mulheres. A sua rede urbana é composta por 20 cidades com mais de 5 milhões de habitantes e 100 com mais de 1 milhão; Cantão, Pequim (a capital) e Xangai contam na actualidade com 14,15 e 20 milhões de habitantes, respectivamente e terão mais de 30 milhões de habitantes, cada uma, em 2020, segundo os prognósticos dos principais especialistas ocidentais que prestam assessoria o governo da China em urbanismo. Todos os anos, cerca de dez milhões de trabalhadores saem dos meios rurais para as cidades. Espera-se que em 2008 haja 200 novas unidades hoteleiras só na cidade de Xangai.



Cerca de dois terços dos chineses que estudaram em outro país desde a década de 80 escolheram não voltar ao país, segundo o jornal China Daily. Desde 2002 mais de 100 mil estudantes foram para outros países, mas os números dos que voltaram foi de apenas 20 a 30 mil, segundo o relatório. No Tibete, só metade da população sabe ler e escrever, ao passo que mais de 97% da população de Pequim, Xangai e Tijian é alfabetizada. Concomitantemente, em 2004, dois milhões de chineses formaram-se em Tecnologia e Ciência.
A China é o maior caso de sucesso em todo mundo em termos da economia global, e tudo indica que para 2016 estará ao lado do Japão e daqui a 4 dezenas de anos ultrapassará a economia dos EUA. A República Popular da China - que gera uma riqueza anual 14,1 vezes superior à de Portugal, segundo a Goldman Sachs, ou seja, cerca de 20,7 biliões de euros - representa 16,82 por cento de toda a riqueza mundial.

De acordo com dados da ONU, a China conseguiu retirar 250 milhões de pessoas da pobreza nos últimos 25 anos. Durante o mesmo período, porém, a desigualdade de rendimento duplicou. Este milagre baseia-se numa taxa de crescimento invejável que ronda os 9% ao ano desde 1978 e que permitiu à RPC multiplicar o seu PIB por cinco, nos últimos trinta anos.
È considerável observar os números deste gigante económico. A indústria chinesa é das mais competitivas do Mundo: com um salário mínimo de 30€ mensais os trabalhadores não têm quaisquer direitos, incluindo o direito a férias salvo raras excepções. É o primeiro país do mundo em IDE (2002), é o primeiro produtor mundial de têxteis e televisores, com uma classe média de 300 milhões de pessoas. Dois bancos chineses, ISBC e Banco da China estão entre os dez maiores do mundo.
A empresa Galanz fabrica 40% dos microondas da Terra e 70% das fotocopiadoras são feitas também na China, assim como 55% dos leitores de DVD, 30% dos microcomputadores, 25% dos aparelhos de TV, 20% dos sistemas de som de automóveis, 70% dos isqueiros e 50% de lâmpadas de natal do mundo. A China é também a principal exportadora de brinquedos. No ano passado, a China exportou 22 biliões de brinquedos, o equivalente a 60% das vendas mundiais.






Paralelamente, a China consome 8% de todo o petróleo extraído do mundo, 25% do alumínio, 30% do minério de ferro, 31% do carvão, 36% do aço, 55% da produção mundial de cimento e 27% de todos os produtos siderúrgicos. O resultado é que apenas em 2003 as importações cresceram 39, 9%, totalizando U$$ 438,4 biliões de dólares e tornando a China no terceiro maior importador do mundo. Foram comprados a outros países 91,12 milhões de toneladas de óleo, 28,24 milhões de toneladas de produtos de óleo refinado, 37,17 milhões de toneladas bobinas de aço, 5,61 milhões de toneladas de óxido de alumínio e 148,13 milhões de toneladas de minério de ferro.

A República Popular da China ultrapassou a Alemanha tornando-se o terceiro maior fabricante mundial de automóveis, depois de aumentar a produção em 27,3% no ano passado. A China produziu 7,3 milhões de automóveis em 2006, aproximando-se do Japão e dos Estados Unidos, actuais líderes mundiais neste sector, de acordo com o director da área de exportações da indústria mecânica do Ministério do Comércio chinês, Zhi Lusun. Em 2006, a China já tinha ultrapassado o Japão como segundo mercado mundial de veículos automóveis, com um volume de vendas de 7,2 milhões de unidades, numa lista ainda encabeçada pelos E.U.A.
Um dos segmentos que mais cresce no mercado automóvel chinês é o de carros de luxo, cujas vendas aumentaram 24% em 2006. Somente em 2005, a Jaguar elevou as suas vendas em 220%. A China também é o terceiro maior comprador de modelos da Rolls-Royce, perdendo apenas para os Estados Unidos e Grã-bretanha.
Todavia, a China representa também 60% da contrafacção mundial de artigos de luxo: 1/3 da contrafacção que entra na Europa é de origem chinesa. A falsificação movimenta algo “entre US$ 19 a US$ 24 biliões por ano.” De acordo com a AIE, 80 por cento da poluição de CO2 em 2002 foi emitida por 22 países liderados pela China que lançou na atmosfera no, ano passado, 6,2 biliões de toneladas de gás (14%) carbónico, contra 5,8 biliões dos EUA.
A poluição do ar nos grandes centros urbanos é alarmante - 16 das 20 cidades mais poluídas do mundo estão na China. Tianying, centro da produção chinesa de chumbo, com 160 mil habitantes está entre as dez áreas mais poluídas do mundo. As concentrações de chumbo no ar e no solo estão entre 8,5 a 10 vezes acima dos padrões de saúde nacionais e o nível de pó de chumbo é 24 vezes mais elevado que o recomendado pelos mesmos padrões. Além disso, “a poluição do ar é tanta que mal dá para ver alguma coisa”, dizem os habitantes


A origem desse problema está, em grande medida, na dependência do carvão que assegura dois terços das necessidades energéticas do país. As minas chinesas são as que mais mortes causam no mundo, com uma média diária superior a 13 vítimas. Desde o início do ano morreram mais de três mil pessoas em acidentes nas explorações de carvão.
O acesso aos recursos hídricos já é um grande problema em várias áreas do país. O desenvolvimento económico tem levado a uma rápida desflorestação, além da erosão do solo - áreas cada vez maiores do território chinês são classificadas como deserto. A poluição na China custa ao país mais de 156 mil milhões de euros por ano.
Segundo as estatísticas oficiais a China foi o quarto maior destino turístico mundial em 2004, recebendo 41,76 milhões de turistas. Entre Janeiro e Agosto de 2005, cerca de 20,46 milhões de turistas chineses viajaram para o estrangeiro. O mundo conviverá, cada vez mais, com este cenário: 100 milhões de chineses viajarão para o exterior a cada ano já na década de 20, aposta a Organização Mundial do Turismo.
Mas a pobreza é grande, o acesso à educação e a serviços de saúde são caros ou inexistentes. O nível de consumo aproxima-se da subsistência e a forma de previdência mais amplamente usada é o filho sustentar os pais.



— Trabalho das 6h às 18h todos os dias, incluindo os fins de semana, porque só assim consigo fazer os 1.200 yuans (30 euros) que me ajudam a alimentar os meus pais e o meu filho — diz Shi Hong Xinh, 40 anos, motorista de um tractor na cimenteira Jing Dong.
Os números da ANE mostram que os 10% mais ricos das cidades chinesas possuem hoje 45% da riqueza do país. E pior: o rendimento médio dos 10% mais ricos do país é 11,8 vezes maior que o rendimento médio dos 10% mais pobres (a maioria no campo). Há apenas dez anos, segundo a ANE, esta proporção era de apenas 4,1 vezes.
Uma pessoa que vive na cidade ganha em média US$ 1 mil por ano, contra apenas US$ 300 no campo. A expectativa de vida média para a população urbana é 5 anos superior que aquela para os habitantes da zona rural.


O IDH em 2003 era 0,75, o que coloca o país em 85 lugar numa lista de 177 países. O que puxa para baixo este índice? A população rural do país.
O preço da carne aumentou 49%; o dos ovos, 23,6%, e o do óleo de cozinha 34%. A média do aumento do índice de preços no consumidor (IPC) dos alimentos foi de 18,2% em comparação com Agosto de 2006.
Desde a reforma económica chinesa, a inflação tem ampliado as desigualdades sociais. Segundo a imprensa há 106 bilionários na China, o segundo país com maior número a seguir à Meca do capitalismo, os Estados Unidos. A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico, calcula que somente em 2004 a corrupção na China engoliu algo entre 50 e 84 biliões de dólares.
A corrupção é uma das causas do elevado número de mortos no sector mineiro, com os donos das minas a pagar às autoridades locais para ignorarem a aplicação das regras de segurança em busca da maximização dos lucros.
A China é o maior mercado mundial de telemóveis, com mais de 300 milhões de utilizadores. Além disso tinha 137 milhões de utentes de internet no final de 2006, um aumento de 23% em relação ao ano anterior. Nos Estados Unidos são cerca de 210 milhões (ou 70% da população). Mas a China também foi criticada por censurar a internet, principalmente páginas que o governo julga subversivos ou ofensivos. Várias pessoas foram presas nos últimos anos por produzirem este tipo de informação. A China continua a ser o país que leva a cabo mais execuções. A Amnistia Internacional registou mais de 1000 execuções na China só em 2006, mas os números sobre a pena de morte são segredo de estado na China e é de crer que o número real esteja muito próximo das 8000 pessoas.
Por outro lado, o Governo liderado pelo Presidente Hu Jintao tem cada vez mais dificuldades em manter a ordem social – em 2006, o número de motins e greves ultrapassou a barreira dos 90 mil.


sexta-feira, novembro 09, 2007

Curiosidades


Quão salgado é o mar?





"Ó mar salgado, quanto do teu sal


São lágrimas de Portugal!"


Fernando Pessoa


A água do mar tem, em média, de 3,3 a 3,7% de sal e essa quantidade varia de mar para mar. Em locais onde grandes quantidades de água "doce" são lançadas ao mar, por rios, cachoeiras ou derretimento de gelo, o nível de salinidade é menor. É o caso dos mares da Antártida e do Ártico. Áreas como o golfo Pérsico ou mar Vermelho têm salinidade de 4,2%. Já o mar Morto, onde desemboca o rio Jordão em Israel, tem salinidade de 25%.


Se toda a água do mar secasse, sobraria uma mancha de sal do tamanho do continente africano.

Resultados do corta-mato escolar


Pode consultar os resultados do corta-mato escolar aqui

quinta-feira, novembro 08, 2007

Novos Recursos ao alcançe da nossa comunidade escolar

O Agrupamento Vertical de Cinfães foi considerado agrupamento de referência tendo-lhe sido atribuído um dos 24 Centros de Novas Tecnologias de Informação para a Educação Especial. Nesta primeira fase apenas foram contemplados 10 agrupamentos , estando já incluído o de Cinfães.
Na sequência da mesma decisão foi atribuída toda a Coordenação da Intervenção Precoce no Douro Sul e, paralelamente, uma bolsa de técnicos especializados constituída por 2 terapeutas da fala, 1 terapeuta ocupacional, 1 fisioterapeuta. A acção destes técnicos visa apoiar as unidades de multi-deficiência que se encontram em funcionamento quer neste, quer em Agrupamentos circunvizinhos, numa área que se vai estender até Tabuaço. O Agrupamento Vertical de Cinfães também irá contar com o apoio de mais dois psicólogos.

terça-feira, novembro 06, 2007

Áreas de Intervenção dos Serviços de Psicologia

- Áreas de Intervenção –

APOIO PSICOLÓGICO E PSICO-PEDAGÓGICO
As actividades desenvolvidas são dirigidas a alunos que apresentam problemáticas relacionadas com o desenvolvimento pessoal, dificuldades de aprendizagem e de realização escolar, dificuldades de relacionamento interpessoal e problemas de comportamento. Consistem na observação, orientação e apoio aos Alunos, promovendo a cooperação de Professores, Pais/Encarregados de Educação, em articulação com os recursos da Comunidade. As actividades podem assumir um carácter remediativo ou preventivo-desenvolvimental.


Actividades mais frequentes:
Consulta psicológica individual;
Avaliação de Alunos com necessidades educativas especiais, elaboração dos seus Planos Educativos e estudo das estratégias de ensino/aprendizagem mais adequadas a cada situação, em colaboração com o Núcleo de Apoios Educativos;
Colaboração com os Professores, prestando apoio psico-pedagógico às actividades educativas;
Dinamização de programas, ao nível individual ou de grupo, de desenvolvimento de competências de estudo;
Apoio à identificação e análise das causas do insucesso escolar, bem como sugerir medidas adequadas ao seu combate e prevenção;
Encaminhamentos para outros Serviços especializados.

APOIO AO DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA DE RELAÇÕES DA COMUNIDADE EDUCATIVA
Num contexto interactivo por excelência, como é a Escola, não existem causas únicas explicativas dos problemas. Daí, que uma parte da intervenção do psicólogo tenha que passar, necessariamente, pelo trabalho em equipa, através de estratégias articuladas com os vários intervenientes da Comunidade Educativa.

Actividades mais frequentes:
Colaborar com os Órgãos de Gestão e Direcção da Escola;
Colaborar com os Directores de Turma e Professores;
Colaborar em actividades de prevenção que combatam a fuga à escolaridade obrigatória, o abandono escolar precoce e o absentismo sistemático;
Colaborar e estabelecer parcerias com os diversos Projectos, Núcleos e Clubes da Escola;
Articular a sua acção com outros Serviços da Comunidade (Saúde, Segurança Social, Reinserção Social, Instituto de Emprego e Formação Profissional e outros), de modo a contribuir para um correcto diagnóstico e planeamento de medidas mais adequadas;
Participar em experiências pedagógicas;
Dinamizar Acções junto de Professores, Pais/Encarregados de Educação e Auxiliares de Acção Educativa, relacionadas com problemáticas ligadas à adolescência, desenvolvimento de competências de estudo, relacionamento interpessoal, trabalho cooperativo e outras intervenções, diagnosticadas como necessárias;
Perspectivar protocolos e parcerias formais/informais com outros Serviços Especializados da Comunidade, com vista à resolução cooperativa dos problemas, à implementação de um trabalho em rede e ao encaminhamento de Alunos, cujas problemáticas ultrapassem o âmbito de intervenção destes Serviços.

ORIENTAÇÃO ESCOLAR E PROFISSIONAL
Tem como objectivo apoiar os Alunos no processo de desenvolvimento da sua identidade pessoal e do seu projecto de vida, promovendo o auto-conhecimento ao nível de características pessoais, valores, interesses e capacidades e a informação sobre os diferentes percursos formativos, bem como os vários referenciais de emprego e profissões.

Actividades mais frequentes:
Planear e desenvolver programas de orientação escolar e profissional (individualmente ou em grupo), ao longo do ano lectivo, de apoio individual/grupal, relativamente aos processos de escolha e decisão vocacional;
Realizar acções de informação escolar e profissional;
Colaborar com outros Serviços na organização de programas de informação escolar e profissional;
Desenvolver acções de informação e sensibilização para Pais/Encarregados de Educação e da Comunidade em geral, no que respeita à problemática da escolha e das opções escolares e profissionais.


O Serviço de Psicologia e Orientação

INCÊNDIOS NA CALIFÓRNIA

Os incêndios que arrasaram grande parte do Sul da Califórnia a semana passada lançaram para a atmosfera 7,9 milhões de toneladas métricas de dióxido de carbono, revelaram cientistas norte-americanos. O cálculo foi feito por peritos do Centro Nacional de Investigações Atmosféricas e da Universidade do Colorado, precisando que essa contaminação ocorreu entre 19 e 26 de Outubro.
Os quase oito milhões de toneladas métricas de dióxido de carbono representam 25 por cento de todas as emissões resultantes da queima de combustíveis fósseis em todo o Estado da Califórnia num mês.


No total, os incêndios devastaram mais de 202.000 hectares de terreno - um perímetro comparável ao da cidade de Nova Iorque (1.220 km2) - e destruíram 1.890 habitações, tendo sido combatidos por mais de 10.000 bombeiros, 2500 prisioneiros, 90 autotanques, 55 aviões de combate a fogos,50 helicópteros 6 aviões militares.
A acção directa das chamas (que chegaram a atingir 30 metros de altura) causou sete mortes, 45 feridos e os prejuízos materiais poderão custar ás seguradoras entre 900 e 1.600 milhões de dólares, segundo dados da firma de análise Risk Management Solutions (RMS). Alguns estúdios de Hollywood foram afectados pelos incêndios: a produção das séries CSI e 24 foi suspensa. Paralelamente, vários centros de saúde atenderam muitas pessoas com problemas respiratórios.


Por causa do fogo, centenas de milhar de pessoas tiveram que abandonar as suas casas e transferir-se para casas de familiares ou amigos, hotéis e centros públicos como o que se improvisou no estádio Qualcomm, de San Diego, que chegou a acolher mais de 10.000 pessoas no início da semana. Os fortes incêndios também não olharam à fama - as mansões de Mel Gibson, Tori Spelling, Jane Seymour e Victoria Principal tiveram na altura, de ser abandonadas. Os cientistas assinalam que os incêndios nos Estados Unidos e no Alasca libertam um total de 290 milhoes de toneladas métricas de dióxido de carbono por ano, o que equivale a seis por cento de toda a emissão gerada pela queima de combustíveis fósseis. "Isto implica que os grandes incêndios numa temporada de grandes sinistros e que dure só um mês pode gerar tanto carbono como todas as emissões anuais de todo o sector de transporte e de energia de um Estado”, disseram os cientistas


 

 
 

Última actualização do template: Sexta-Feira, 22 Maio 2009 - 14:32:46 PM

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